EDITORIAL + NOTAS

Editorial

 

Em tempos de extremismos e diante de riscos de retrocessos na garantia de direitos, o CRPRS resgata nesta edição da revista EntreLinhas um tema de extrema importância para a Psicologia: os Direitos Humanos. Independentemente da área de atuação da/o psicóloga/o, pensar em o exercício profissional dissociado desse tema é não respeitar o nosso próprio Código de Ética. Será que é preciso lembrar que conceitos defendidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos – que completa em dezembro 70 anos – sustentam nosso aparato legislativo? Respeitar os direitos humanos é uma prerrogativa do exercício profissional da/o psicóloga/o e, por isso, propomos na reportagem de capa uma reflexão sobre como os direitos humanos estão presentes em nossas práticas.
 
Nesta edição também destacamos o tema da Avaliação Psicológica e sua vinculação com o desenvolvimento infantil na entrevista com a psicóloga Denise Ruschel Bandeira; orientações sobre a inclusão da Psicoterapia no rol de procedimentos oferecidos pelos planos de saúde; mudanças da nova versão da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11). 
 
Também não deixe de conferir o encarte especial com os principais momentos que marcaram o primeiro Encontro Gaúcho da Psicologia, uma iniciativa desta gestão que deverá entrar para o calendário oficial da Psicologia no Rio Grande do Sul. Foram três dias de debates reunindo mais de 800 participantes, 11 instituições e com a apresentação de 99 trabalhos no formato de pôsteres. Vale a pena relembrar esses momentos.
 
Aproveitamos para desejar boas festas a todas/os e convidá-las/os para seguir conosco, em 2019, ampliando conquistas e avanços para nossa profissão. Lembrando que os preparativos para o 10º Congresso Nacional da Psicologia já começaram com a realização dos Pré-Congressos Regionais da Psicologia. Informe-se sobre a agenda em região. Aproxime-se das ações do CRP e participe!
 
Boa leitura! 

Cleon dos Santos Cerezer 
Presidente do CRPRS

 


 

Calendário 2019

Todas/os psicólogas/os regularmente inscritas/os e adimplentes receberão até janeiro, pelos Correios, o Calendário 2019 do CRPRS. O material, neste ano, destaca as principais campanhas de orientação à categoria desenvolvidas nos últimos anos pelo Conselho. Caso você não tenha recebido, entre em contato com o Conselho pelo (51) 3334.6799 ou 0800.001.0707 ou pelo e-mail comunicacao@crprs.org.br