PERSPECTIVA

Reativação do Sindicato

O trabalho do Sindicato dos Psicólogos do Rio Grande do Sul, o SIPERGS, foi reativado em 2021. Uma nova gestão foi eleita com o objetivo de trabalhar em defesa da categoria e da profissão. O Sindicato tem um importante papel, tratando de questões como a melhoria das condições de trabalho, a remuneração das profissionais e as relações entre trabalhadoras e proprietárias de empresas, sejam elas privadas ou públicas, por exemplo. Nesta edição da EntreLinhas, convidamos as psicólogas Emanuele Luiz Proença, Bárbara Silva de Oliveira Maciel, Carolina Gasperin e Thais de Castro Jury Arnoud, integrantes da atual gestão do SIPERGS, a falar sobre essa nova organização e perspectivas para o futuro da Psicologia.
 
 
Como está organizada a nova diretoria do Sindicato?
 
No estatuto do Sindicato dos Psicólogos do Rio Grande do Sul está estabelecido que a diretoria colegiada é composta por três diretores titulares e três suplentes. E o Conselho Fiscal por três membros titulares e três suplentes. A Diretoria de Políticas Sindicais representa a diretoria principal. O grupo atual começou a se formar a partir do encontro de psicólogas trabalhadoras do Grupo Hospitalar Conceição e Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foram agregando-se diferentes parcerias e apoiadores ao longo do tempo que foram fundamentais para a decisão de assumir o desafio de dirigir o SIPERGS, num contexto desfavorável às entidades sindicais pós Reforma Trabalhista.
 
 
Quais os projetos que a nova gestão pretende desenvolver?
 
A nova diretoria do SIPERGS assumiu o sindicato em setembro de 2021 com o objetivo de retomar a representação das/os profissionais da Psicologia no RS. As ações que planejamos fazer ao longo deste ano são: reaproximação com a categoria; sustentabilidade Financeira, especialmente diante das modificações legais que enfraqueceram os sindicatos e consequentemente o alcance das ações em prol de seus representados; participação nas negociações coletivas, buscando construir soluções conjuntas com profissionais empregados diante das instituições empregadoras; constituir trabalho em rede com outras instituições que congregam a categoria, com outros sindicatos e demais fóruns de representação social, fortalecendo a preservação de direitos dos profissionais da psicologia; apoio às ações nacionais em prol da categoria, atualmente bastante voltadas a luta pela jornada máxima de 30h e pelo piso salarial, implementação da Lei 13935/19 que estabelece inserção de psicólogas/os na educação básica, além de demais pautas de interesse no que se refere às políticas públicas e às leis federais para profissionais da Psicologia; defesa das políticas públicas e dos interesses coletivos; ações sindicais em prol da saúde mental e do trabalho decente, preservando a atuação profissional das/os psicólogas/os nas diferentes áreas de atuação; busca de convênios e serviços para associadas/os do Sindicato.
 
Contamos com o fortalecimento do SIPERGS para incluir novas pautas que representem ainda mais o interesse das/os associadas/os no planejamento dos próximos anos.
 
 
Como estão divididos os Grupos de Trabalho do Sindicato?
 
Os Grupos de Trabalho são organizados por temáticas: 
 
GT Saúde: contempla estudos e abordagens nas áreas da saúde mental, saúde do trabalhador, saúde suplementar, e faz interface com o controle social desse âmbito.
 
GT Trabalho: dedicado a luta pelas 30h da categoria, piso salarial, condições de trabalho, situações de assédio no trabalho, orientações jurídicas e contábeis, seja para profissionais empregadas/os ou autônomas/os, busca de convênios;
 
GT Assistência Social e Direitos Humanos: tem como objetivo atender às demandas da atuação profissional da Psicologia frente aos Direitos Humanos e Serviços da Assistência Social, com especial atenção às ações relacionadas ao grande número de psicólogas/os terceirizadas/os na área.
 
GT Educação: responsável pela organização das capacitações, além de tratar das questões da Psicologia na educação básica e ações com profissionais recém- formadas/os.
 
Todos os GTs são abertos à participação de associadas/os e estudantes de graduação. 
 
 
Por que é importante o envolvimento da categoria com o Sindicato?
 
Percebemos a importância de resgatar a confiança do Sindicato junto à categoria através de ações transparentes, dentro dos princípios éticos, sendo uma gestão que prioriza as construções coletivas e os interesses das/os profissionais da Psicologia. Acreditamos ser fundamental o engajamento das/os psicólogas/os para que possamos fazer um sindicato mais organizado e fortalecido e, assim, sermos a voz das demandas e necessidades da categoria e da sociedade.
 
Além disso, o mundo do trabalho tem passado por inúmeras transformações, e muitas delas têm ocorrido no sentido de fragilizar a posição de trabalhadoras/es. Entendemos que as/os psicólogas/os não estão alheios a essas transformações, sejam empregadas/os ou profissionais autônomas/os, e encontrarão no Sindicato a possibilidade de se fortalecerem em movimentos coletivos. 
 
 
Como Sindicato e Conselho podem trabalhar juntos em defesa de pautas comuns da categoria? 
 
As entidades que representam a categoria em âmbitos diferentes possuem pautas comuns, que vão desde as ações nacionais, como a citada luta pela jornada máxima de 30h, além de ações locais, tal como garantir o exercício profissional. Se o Conselho tem a tarefa, por exemplo, de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão da/o psicóloga/o e zelar pela fiel observância dos princípios éticos e disciplinares da classe, o sindicato lutará por condições de trabalho decentes para essas/es profissionais, defendendo os interesses coletivos da categoria e os individuais de seus integrantes. Ainda, ambas entidades podem também atuar de maneira articulada em espaços do controle social nas políticas públicas. 
 
 
Como participar e se filiar ao Sindicato dos Psicólogos do RS?
 
Para filiar-se envie um e-mail para o endereço diretoria@sipergs.org.br. Você receberá a ficha de filiação e demais orientações sobre o pagamento da contribuição associativa. O valor da anuidade para 2022 é de R$ 150,00, com desconto de 20% para as/os primeiras/os 100 associadas/os.
 
 
Este ano comemoramos 60 anos da regulamentação da Psicologia, como vocês avaliam a evolução da profissão neste período e o que esperam para o futuro?
 
Ao longo dos anos, a Psicologia foi se estabelecendo como campo de conhecimento e atuação. Entretanto, essa história não é linear, pois sendo campo de disputas de diversos interesses, possuiu e possui até hoje entraves para o seu reconhecimento.
 
As diferentes entidades representativas garantem a congregação das pautas das/os profissionais, atualizando as discussões e propondo alternativas para os questionamentos e mudanças que se apresentam ao longo do tempo.
 
Nesse sentido, os sindicatos surgiram como entidades fundadas e mantidas pelas/os próprias/os psicólogas/os para defenderem seus interesses nas relações de trabalho. Neste ano em que a Psicologia comemora 60 anos de regulamentação, o Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio Grande do Sul - SIPERGS completa 42 anos de fundação, lutando em defesa dos direitos da categoria. 
 
Para o futuro, esperamos fortalecer as formações coletivas através de tais entidades de modo a atualizar os interesses da categoria e construir bases sólidas para o exercício da profissão. 
 
 
Conheça quem está à frente da nova gestão do SIPERGS:
 
Diretores titulares:
Diretora de Políticas Sindicais - Emanuele Luiz Proença
Diretora Financeira - Bárbara Silva de Oliveira Maciel
Diretora de Políticas Públicas - Claudia Magnus
Diretores suplentes - Desirée Luzardo Cardozo, Thais de Castro Jury Arnoud e Gabriel Alves Godoi
Conselho fiscal (titulares) - Carolina Gasperin, Andrea Costa Barcellos e Simone Carmelito Teixeira
Conselho fiscal (suplentes) - Beatriz Tadwald, Luana Ferreira Oliveira e Andrea Bortoli
 
 
O SIPERGS quer saber mais sobre sua condição de trabalho.
 
Como forma de aproximar-se cada vez mais das/os psicólogas/os do RS, a nova gestão do SIPERGS gostaria de conhecer melhor a realidade atual de trabalho das/os profissionais da Psicologia. Preencha o questionário e ajude a qualificar o planejamento e as ações do Sindicato: bit.ly/questionarioSIPERGS
 

 


Para conhecer mais sobre o SIPERGS, acesse as redes sociais do SIPERGS no Instagram e Facebook ou entre em contato pelo e-mail diretoria@sipergs.org.br