ESPECIAL

Memórias e inquietações em defesa de uma Psicologia crítica, problematizadora e implicada

Em 1962, quando a profissão de Psicologia foi regulamentada, essa área estava ainda distante de meu cotidiano. Eu estudava História, na antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro e, após me formar, comecei a dar aulas. Era um período muito difícil de ditadura. A cada momento sabíamos de algum amigo que tinha sido preso ou estava desaparecido. Eu e meu companheiro na época éramos totalmente contrários ao regime de terror então implantado, nossa casa estava sempre aberta para reuniões e para acolher pessoas que estavam sendo perseguidas.
 
Foi nesse contexto que começamos a nos aproximar da Psicologia, iniciando nossa formação em 1969. Em agosto de 1970, após uma denúncia anônima, nós estudantes de Psicologia, fomos presos e ficamos três meses e meio incomunicáveis no DOI-CODI/RJ*, vivendo torturas inimagináveis. Quando retornei, tive que responder a um processo administrativo e fui proibida de dar aulas durante mais de um ano por ser considerada uma pessoa “subversiva”.
 
A perseguição era tanta que estávamos proibidos de fazer qualquer concurso público, pois era necessário apresentar o Atestado de Ideologia, uma declaração de que você não tinha nenhuma atividade considerada subversiva. Por exemplo, como estudante de Psicologia, fiz uma prova para estagiar no Centro Psiquiátrico Pedro II, hoje Instituto Nise da Silveira no Rio de Janeiro. Passei em primeiro lugar, mas nunca fui chamada. Um dia resolvi falar com o diretor do hospital e ele, meio sem jeito, revelou algo que já eu sabia: não faria o estágio por ter sido presa e meu nome constava no Serviço Nacional de Informações (SNI). Só em 1979, quando caiu a Lei de Segurança Nacional e a exigência do Atestado de Ideologia, pude, então, fazer concurso para a Universidade Federal Fluminense, onde atuei até me aposentar.
 
Ter estudado História foi fundamental para que eu começasse a perceber que a Psicologia poderia ser um instrumento tanto de dominação como de libertação também. A formação em Psicologia era, e ainda é em diversos pontos, extremamente conservadora. Na época da minha formação, era pequena a visão critica que se tinha em vários campos da Psicologia. Predominava uma abordagem experimentalista, conservadora, baseada em experiências norte-americanas que ignoravam totalmente a realidade brasileira. Sempre fui implicada com a nossa realidade, portanto não aceitava esse modelo de formação que acreditava numa neutralidade. Não por acaso, posteriormente, fiz meu mestrado problematizando a formação da/o psicóloga/o na Secretaria Municipal de Educação do RJ. Depois veio o doutorado sobre as práticas da Psicologia durante a ditadura militar, que deu origem ao livro “Guardiãs da ordem: uma viagem pelas práticas psi no Brasil do Milagre”. Mais tarde, analisei a questão da violência de Estado nos dias de hoje, em meu pós-doutorado, mostrando como os aparatos vinculados ao Estado e aos grandes meios de comunicação construíram o mito das “classes perigosas”, trabalhando a ideia de que o pobre é criminoso, é perigoso, o que resultou na publicação do livro “Operação Rio: o mito das classes perigosas”.
 
Ao questionar a formação da/o psicóloga/o, faço a seguinte problematização: Que formação é essa que defende uma postura neutra diante do mundo? Como podemos ter uma prática dita neutra se afetamos o outro e somos por ele afetados? Que lugar é esse da Psicologia que se diz especialista da alma humana e aponta verdades de como o outro deveria ser? Penso que temos que entender que todo vivente está sempre em processo, sempre em movimento assim como nós, como o mundo, como a natureza.
 
Quando iniciei minha pratica na Psicologia, havia uma forte crença que explicava todos os fenômenos de comportamento única e exclusivamente pelo psiquismo humano: psicologizava-se tudo, com isso camuflava-se e escondia-se qualquer relação de poder, de dominação e de exploração. Tudo era atrelado ao psiquismo do indivíduo e não às relações que ele mantinha com o mundo, ou seja, a realidade em que ele se encontrava era totalmente ignorada pela Psicologia. Como resultado, temos profissionais extremamente conservadores que se acreditam especialistas e neutros. Foi a partir dos anos de 1970, que essa Psicologia ganhou força e tivemos um esvaziamento nos cursos de História, Geografia e Sociologia, por exemplo. Vale destacar que naquele período também tivemos a criação da disciplina Educação Moral e Cívica, ensinada preferencialmente por militares nas escolas de ensino médio. Esse discurso, a defesa de tudo pela pátria, tudo pelo Brasil, a xenofobia e o nacionalismo fascista é algo daquele tempo que assistimos se repetir nos dias de hoje.
 
A Psicologia, naquele período, andou de mãos dadas com a Ditadura Empresarial-Militar Brasileira e serviu, com algumas exceções, para rotular, patologizar e criminalizar os militantes da época, como por exemplo a pesquisa sobre “O Perfil Psicológico do Terrorista Brasileiro”. É no final da Ditadura, nos anos de 1980, que começa a surgir uma Psicologia mais questionadora, problematizadora que se vincula a vários movimentos sociais.
 
Em 1985, foi fundado o Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro (GTNM/RJ), no início da Nova República. Para muitos, naquele momento a questão da ditadura já estaria superada; porém, seus efeitos, por muitos ainda ignorados, continuavam e continuam presentes em nosso cotidiano.
 
É importante destacar que a Lei da Anistia de 1979 acabou não sendo nem ampla, nem geral, nem irrestrita como nós e os movimentos sociais da época lutavam. Foi um pacto entre as diferentes forças políticas, tendo em vista as alianças civis e militares e a participação de grandes grupos econômicos que respaldaram a ditadura, que financiaram a tortura e aquele estado de terror. No GTNM-RJ, em seu projeto Clinico-Grupal, trabalhamos com as sequelas trazidas daquele tempo, com a violência de Estado não somente na ditadura, mas também nos dias de hoje. Por toda nossa prática, problematizamos o trabalho da Comissão Nacional da Verdade devido a uma serie de limitações impostas em nome da chamada “governabilidade”.
 
Foi a partir do meu trabalho no GTNM-RJ, coordenando a equipe Clinico-Grupal de 1992 a 2014, que o Conselho Federal de Psicologia me convidou para coordenar a primeira Comissão Nacional dos Direitos Humanos, em 1997. Uma iniciativa importante para a profissão.
 
Ao longo de minha trajetória, percebo que a formação da/o psicóloga/o mudou muito, está mais crítica, mais implicada com a realidade brasileira. No entanto, sempre é preciso reforçar que a Psicologia não pode estar desvinculada da história, da política ou da realidade na qual ela está inserida. Nesse momento terrível em que vivemos, é fundamental ter ferramentas críticas para poder problematizar não só o mundo, mas cada um de nós, fazer uma análise de nossas implicações. Que lugar de poder é esse que ocupamos em que eu digo o que você tem, o que você é e como você deverá ser? Nosso ofício não é só ouvir, mas problematizar o mundo e levar o outro a essas problematizações, produzir subjetividades singulares que percebam o mundo de outro modo diferente dos modelos hegemônicos. Só dessa maneira conseguiremos contribuir para o fortalecimento de uma Psicologia crítica, problematizadora e implicada com o mundo.
 

* Centros de repressão em formação criados em 1970 nas principais regiões militares do Brasil sob o comando do Exército. Era a unificação de todos os serviços de repressão, informação e segurança existentes no país.
 
Cecília Coimbra
Graduada em Psicologia pela UGF e em História pela UFRJ. Mestra em Psicologia da Educação pela FGV-RJ. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Pós-doutora pela USP. Professora da Universidade Federal Fluminense, fundadora do Grupo Tortura Nunca Mais Rio de Janeiro. Em 2021 lança oficialmente o livro “Fragmentos de Memórias Malditas – Invenção de Si e de Mundos” onde traz lembranças sobre o período em que ficou presa e foi torturada.