ESPECIAL

Um exercício constante e contínuo de singularidades

Minha trajetória profissional iniciou em meados dos anos 70 quando ingressei como psicóloga Organizacional e Clínica em instituições de saúde. Nessa última área ocupei, com colegas também recém-formadas, um lugar que considero privilegiado como integrante de uma equipe multiprofissional atuando em dependência química em uma instituição conveniada com o INSS, hoje SUS.
 
O “privilegiado” que digo refere-se ao fato de que nos anos em questão esse campo da clínica – políticas públicas – era visto com certo preconceito, por se entender que a clínica seria individual, aliado a outro desconhecimento de que a dependência química era uma doença e não como voz corrente como “falta de caráter” de homens e mulheres abatidos por uma doença.
 
E assim passaram-se os tempos até que no final dos anos 80, um novo cenário foi sendo configurado. Dele constou um seminário oferecido pelo Instituto de Psicologia Social de Porto Alegre Pichon-Rivière, sob o título de “Análise Institucional” que produziu em mim uma profunda mobilização profissional, emocional, política, social. Do Instituto em questão eu tinha algumas referências por trabalhar com estagiárias de Psicologia que faziam formação nesse estabelecimento. O elenco dos temas trazidos no seminário foi um acontecimento.
 
O convívio com profissionais que vinham atuando/experimentando/estudando referenciais para além da lógica positivista, dicotômica, comum e frequente nos anos em questão como referenciais na Psicologia Organizacional na qual eu me encaixava, provocaram a desconstrução de paradigma teórico-prático e consequentemente existencial, para melhor dizer de produção de subjetividade.
 
Ainda nesse contexto aconteceu meu desligamento da empresa onde me encontrava, seguida de aproximação gradual e progressiva do referencial da Psicologia Social, movimento institucionalista e esquizoanalista dos quais o Instituto Pichon-Rivière foi um precursor.
Desse modo me vi “arrastada” para um novo paradigma existencial. Tal paradigma passou a ser para mim fonte de desafio, entusiasmo e efeitos. A materialidade desse paradigma se traduz em supervisão, formação, trocas, interações e alegria, constante de nossos espaços-tempos com pessoas-colegas que fazem do trabalho uma escolha de vida para então, ser também uma profissão.
 
Um marco nessa andança foi quando em 2001 a Diretora do Instituto, ao final de um encontro faz-me o convite para organizar com ela um Curso de Esquizoanálise. Emoção, embaraço e novamente alegria foram algumas das sensações-percepções-lembranças daquele momento ainda tão atual que me acompanha. Para além de um orgulho pessoal, esse trabalho perdura transitando com outras parcerias e produzindo experimentações de subjetivações naqueles que se permitem serem desafiados de modo ético-estético e político.
 
As memórias e relatos trazidos aqui trazem consigo a corporeidade desses acontecimentos na configuração da subjetividade, enquanto um processo ético-estético-clinico-político aos quais o Instituto Pichon-Rivière se propõe a afetar e produzir àqueles que dele se aproximam.
 
Outra marca indelével dessa instituição da qual sou dirigente junto de Nelma Campos Aragon, é de nos pôr em movimento em todos os momentos das práticas, iniciativas, eventos, ou seja, convocar para espaços de aprendizagem, onde o processo venha a ser prioritário mais do que o lugar onde pretendemos chegar.
 
A contribuição do Instituto Pichon-Rivière de Porto Alegre na minha formação profissional foi conceber a certeza de que a nossa prática profissional é um exercício constante e contínuo de singularidades. Presente-passado-futuro se presentificam nos colocando frente a complexidade e transversalidades do exercício profissional hoje e de todos os tempos.
 
 
Branca Regina Chedid
Psicóloga (CRP 07/0610) graduada pela PUC (1974), Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CRP 07, Especialista em Psicologia Social e Institucional: Instituições em Análise (UFRGS – 2007), Sócia-proprietária do Instituto de Psicologia Social de Porto Alegre Pichon-Rivière, Analista institucional em organizações de ensino, trabalho e saúde. Supervisora/Co-visora clínico-institucional.