RELATO DE EXPERIÊNCIA

Acessibilidade e equidade no SUS: reflexões a partir da experiência de uma psicóloga com deficiência

O trabalho no SUS passa pela escuta da pessoa, suas experiências e contexto. Dentro do meu fazer profissional enquanto psicóloga residente em um hospital materno-infantil, trago uma condição de vida que influencia minha prática como psicóloga: ser identificada como uma pessoa com deficiência (PCD), no caso, física. Embora a vivência como PCD não seja sinônimo de adoecimento, comumente coloca a pessoa em situações de vulnerabilidade - não pela deficiência em si, mas pela forma que nos relacionamos socialmente com as diferenças e as necessidades decorrentes de uma deficiência. A experiência de ser uma pessoa com deficiência física e ter que lidar com muitas situações e locais com um desenho universal deficitário tornou a minha escuta psicológica sensível às questões de acessibilidade e vulnerabilidade no contexto de vida das pessoas que acompanhei no SUS.
 
Há diferentes formas de experienciar situações de vulnerabilidade, uma que presenciei com certa frequência foi a de mulheres que recebiam alta após o parto enquanto o recém-nascido seguia hospitalizado em uma UTI neonatal. Além da fragilidade emocional relacionada a essa situação, as mulheres costumavam realizar um deslocamento diário entre a casa e o hospital para acompanhar a hospitalização do bebê. Muitas vezes, o deslocamento e presença no hospital era acompanhado por dores pós-cirúrgica da cesária, dificuldade em caminhar e subir escadas, pouca possibilidade de repouso, longos tempos de espera.
 
A maior parte das/os usuárias/os do SUS depende do transporte público e, por vezes, encontram dificuldades para custear seu uso do transporte coletivo para deslocamento diário. Tal situação se agrava se a instituição de saúde não consegue garantir um auxílio de transporte, como passagem de ônibus. Agrava, ainda, se a organização arquitetônica do hospital exige um deslocamento a pé entre muitos andares para a mulher acessar os serviços que necessita. Dificuldades como essa ficam facilmente visíveis quando a pessoa as explicita ou quando as dificuldade impedem que a pessoa compareça ao serviço ou frustre expectativas da equipe de saúde. Contudo, há situações nas quais a pessoa não explicita suas próprias necessidades ou agravos de saúde para ser incluída nas necessidades de cuidado.
 
Existe uma narrativa de superação, comumente atribuída às pessoas com deficiência, que também é utilizada no contexto do adoecimento: “venceu o câncer”, “superou essa etapa”, venceu a internação”, “é uma(um) guerreira(o)”. É importante reconhecer que existe, de fato, muito esforço pessoal em cada uma destas situações, seja adulto, criança ou mesmo um recém-nascido prematuro em uma UTI neonatal. Entretanto, muitas vezes, tal narrativa invisibiliza a necessidade de apoio e suporte que a pessoa necessita para “superar” as adversidades e pode, também, produzir um silenciamento do sofrimento das pessoas em situações de vulnerabilidade e adoecimento a ponto de não conseguir expressá-lo. Tal silenciamento pode ter como consequência o não acesso ao suporte que necessita.
 
Sensibilizar a escuta psicológica sobre questões de acessibilidade auxilia no cuidado de PCDs e também no cuidado de pessoas que estejam em situação de maior vulnerabilidade. No Censo de 2010, cerca de 24% da população declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das seguintes habilidades: enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus ou declarou ter deficiência intelectual. Desse quase um quarto da população brasileira, grande parte não era identificada como PCD. Ter uma escuta sensível a estas questões possibilita a produção de um cuidado mais integral às pessoas que atendemos, podendo compor com outros profissionais as adaptações necessárias (um receituário de medicação com tamanho de letra maior, identificar as adaptações arquitetônicas e de processo de trabalho que o serviço de saúde precisa realizar para promover a acessibilidade necessária, etc.). Tais adaptações institucionais para garantir acessibilidade, no fim, beneficiam a todos - usuárias(os) e trabalhadoras(es). A Psicologia, com o uso de uma escuta qualificada, pode desempenhar um papel de destaque nesse processo de reconhecer as condições concretas de existência das pessoas, os determinantes sociais e condições de acesso aos serviços e circulação pela cidade, bem como, as necessidades de adaptação das práticas de cuidado a fim de garantir a equidade necessária para o cuidado integral da pessoa.

Referência: IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=794
 
 
Ana Carolina Brondani
Psicóloga (CRP 07/26426) residência não concluída no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Criança: violência e vulnerabilidade pela UFRGS/HMIPV; mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS; psicóloga servidora da UFRGS atuando na área de saúde do trabalhador.
 
 

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