PERSPECTIVA

Nova gestão do CRPRS é marcada pela diversidade

Em setembro de 2022, a Frente em Defesa da Psicologia RS assumiu a gestão do CRPRS pelos próximos três anos. Constituída como um coletivo marcado pela diversidade, a nova composição que está à frente do Conselho conta com psicólogas, psicólogos e psicólogues de distintas regiões do estado, de diferentes idades, origens e cores, com formações e trajetórias profissionais plurais e com atuações nos mais diversos campos, unidos para trabalhar pela profissão no Rio Grande do Sul.
 
Nesta edição da EntreLinhas, convidamos a conselheira presidenta, Fabiane Konowaluk Santos Machado, a conselheira vice-presidenta, Miriam Cristiane Alves, a conselheira tesoureira, Maria Luiza Diello, e a conselheira secretária, Eliana Sardi Bortolon, atual diretoria do CRPRS, a apresentar esse grupo.
 
 
Qual a principal marca dessa nova gestão?
 
Entendemos que a nossa gestão é de continuidade e de ampliação de campos de luta e afirmação. A marca da Frente em Defesa da Psicologia RS é a defesa intransigente dos Direitos Humanos, atrelada à defesa da Democracia e do Estado Laico. O que nos marca, enquanto coletivo, é a defesa de uma sociedade para todas as pessoas a partir de suas singularidades, principalmente pelo contexto político atual, do Estado brasileiro. A composição de um novo coletivo, com o mesmo compromisso, feito de todas ou muitas Psicologias, para que estivéssemos na titularidade, com a responsabilidade de pensar o Conselho com pessoas LGBTQIA+, negras, com deficiência, indígenas, de fato potente e apropriado também na construção do coletivo.
 
 
Como foi construída uma chapa tão diversa, tão plural?
 
A composição da chapa está vinculada ao resultado de uma luta junto ao Sistema Conselhos, que busca garantir campos de presença e participação no pleito, de pessoas negras, LGBTQIA+, indígenas e com deficiência. Considerando a quantidade de psis cotistas formadas no último período, que é muito maior do que a alguns anos atrás, ainda há um déficit de psicólogas indígenas formadas e com aqueles critérios que o pleito exige, de dois anos de inscrição, ativas no Conselho, dentre outros aspectos. Ao longo do processo de composição desse coletivo apareceram muitas psicólogas indígenas e isso foi lindo de ver! Não cumprimos somente o mínimo exigido, fomos além. Isso aumenta a nossa responsabilidade em dar conta de organizar o coletivo e levar essa pauta para dentro do Sistema.
 
O processo de composição da chapa também nos possibilitou outros diálogos com as psicólogas indígenas e as psicólogas com deficiência também. Quando vamos construindo as representações no CRPRS, notamos uma extensão dessa chapa, que não é formada apenas pelas 30 conselheiras eleitas hoje, mas também por outras psis com deficiência, indígenas, negras e LGBTQIA+, que estão começando a ocupar e compor espaços de representação do Conselho, para falar por nós em outros lugares. A possibilidade de encontrar uma diversidade maior na composição do Sistema Conselhos da Psicologia, vem dessa luta por uma sociedade mais plural, e esse grupo está comprometido com isso, de ter uma formação em Psicologia que seja cada vez mais diversa, e entendemos que o Sistema Conselhos precisa pensar muito mais sobre isso.
 
 
Como vocês avaliam a importância dessa diversidade no atual cenário político nacional?
 
Anos atrás tínhamos um outro perfil do Sistema Conselhos, que era constituído como hegemônico e, majoritariamente branco, representando apenas uma parcela da sociedade. E hoje, termos um Sistema que represente a diversidade da sociedade, em nosso entendimento, é romper com o que foi estabelecido no passado, e fortalecer o compromisso do Sistema Conselhos em trazer à baila as pautas que são constitutivas das nossas relações sociais, para que a Psicologia seja pensada e transformada a partir disso. Isso é fundamental.
 
Olhando para o cenário nacional, isso se torna ainda mais importante, porque hoje vivemos uma disputa de modelos de sociedade; de um lado, a lógica colonizadora, branca e hegemônica, pautada pelo moralismo religioso conservador, e de outro, a lógica que busca considerar legítima toda forma de existência. As pessoas têm o direito de quererem ser quem elas quiserem ser, e a Psicologia precisa ser laica, precisa olhar para todas as pessoas e escutar todas as vozes. Um grupo como o nosso, mostra os lugares que ocupamos, nessa disputa de modelos de sociedade.
 
Essa é a primeira eleição que tem cotas, e esse exercício democrático foi uma proposta da Frente em Defesa da Psicologia para o Sistema Conselhos, para que pudéssemos pensar sobre qual é e onde está a Psicologia queremos, com o desafio de podermos inventar a psicologia de que precisamos. Nós transformamos isso em prática e não mantivemos apenas uma proposta ideal; estamos na representação da nominata, estamos apresentando para a sociedade, psicólogas, psicólogos e psicólogues que representam a diversidade da composição da sociedade brasileira. É o que vimos sustentando há tanto tempo em nossa fala, de que a Psicologia tem esse compromisso com a história do Brasil, com a construção, com a consolidação da democracia e com a vida. E agora mais um passo foi dado, que foi garantir isso nas nominatas de todos os CRS e, independentemente da vontade individual das pessoas que foram compor as chapas, nós temos aí, representantes dessa diversidade cultural brasileira.
 
Agora conseguiremos ter encontros nacionais de todos os CRs com psicólogas indígenas, negras, LGBTQIA+, com deficiência, que possam expor suas vivências, sentimentos e pensamentos, a partir dos seus lugares de fala, ou seja, cada um falando de fato por si, pela comunidade na qual está inserida, enquanto a atuação das pessoas brancas cisgênero e sem deficiência, será de escuta e atenção.
 
 
O que a categoria pode esperar para os próximos anos e como as propostas vão aparecer na prática do Conselho?
 
O primeiro ponto é a questão de que a composição do Conselho vem garantindo a diversidade e a multiplicidade e é importante sublinhar isso que não é meramente representativa, mas sim, uma participação qualificada.
 
Uma outra linha forte que vem desde a gestão anterior, é a de pensar dentro dos processos de descentralização, por exemplo, como podemos nos mobilizar na prática, operando no diálogo, na conversação com esses diferentes grupos. Queremos estar nas diferentes regiões onde temos Polos e Subsedes, na Região Norte do Estado por exemplo, é onde tem mais povos indígenas. Então como podemos operar e dialogar diretamente com essa população indígena? Enfim, queremos mobilizar essa diversidade, pensando a Psicologia para além do modelo representativo, para compormos um modo mais amplamente participativo.
 
Pensando numa descentralização para além do campo geográfico, nossa perspectiva é a descentralização conceitual, política, estética e ética, o deslocamento desses lugares clássicos a que estamos habituados a olhar e tecer as nossas andanças; a saída desse lugar se dá, principalmente, produzindo essa ideia de descentralização a partir da composição do mundo e de novos marcadores para pensar e entender a vida e os modos de vida; marcadores esses, vindos de todos os campos que compõem nossa gestão e não apenas, do pensamento ocidental branco historicamente dominante.
 
Um dos nossos objetivos, também é retomar a relação com estudantes de Psicologia; queremos compor com elas, a conversação e os diferentes espaços em que estamos, enquanto CRPRS. Queremos compor relações potentes com as estudantes, pois por um tempo, acabaram se afastando do nosso Conselho. Queremos retomar com muita força, o investimento no campo da Formação como um processo de composição ética, estética e política. Quanto mais cedo essas estudantes se aproximarem do Sistema Conselhos, teremos mais psicólogas comprometidas com a continuidade dos ideais que sustentam nossas andanças.
 
 
Em 2022 a Psicologia completou 60 anos de regulamentação enquanto profissão no Brasil. Qual a perspectiva da Frente sobre os rumos da Psicologia para o futuro?
 
Na verdade, esperamos que o futuro da profissão seja o que está em curso, que é uma Psicologia cada vez mais comprometida com Direitos Humanos, mais diversa e plural, construindo as políticas públicas e compondo com a vida de todas as gentes, em seus mais diversos modos de existir.
 
As Formações ensinam uma Psicologia diferente daquele ideal que imaginamos e fazemos, apresentando uma ideia da psicóloga que trabalha fechada num consultório, realizando atendimento de um sofrimento individual. Hoje nós nos posicionamos como ciência e profissão, de um outro lugar e ficamos felizes por isso aparecer em avaliações nacionais e nos concursos públicos. Temos uma expectativa em relação ao futuro da Psicologia, de que dê conta desse lugar que está sendo construído dentro das escolas, das políticas de saúde, de assistência social e, mais recentemente, de educação, e que rompa com esse modelo individualizante. Temos esperança que isso se consolide e que nos próximos 60 anos, possamos desenvolver o que nós resistimos durante os 60 anos passados.
 
Quando fomos autorizadas a virar uma profissão no Brasil, tínhamos um compromisso de ser uma profissão normatizadora e normalizadora, classificatória e patologizante, e foi o trabalho das psicólogas, que foi rompendo com isso e abrindo mão dessa perspectiva. E com essa luta toda, consolidamos um outro rumo para a Psicologia, o que é um grande compromisso das gestões dos CRs e do CFP também.
 
Dentro dessa perspectiva inicial da profissão, de ser ajustadora de condutas e de subjetividades, reconhecemos o quanto a abertura para a democracia, produzida na sociedade nas últimas três décadas, nos deu a possibilidade de trabalharmos outras possibilidades. Então, o processo vem desde o início da constituição da Psicologia no Brasil; passando, recentemente, pela pandemia e também pela emergência do fascismo no cenário político e social brasileiro, e isso coloca a nossa profissão num campo totalmente diverso do que conhecíamos.
 
Isso nos desloca da posição de quem ajusta modos de subjetivação, e passa a acompanhar processos de produção de subjetividades; desloca, também, dos settings conhecidos, provocando a pensar outros modos de operar a Psicologia – como na pandemia, que trouxe questões marcantes, como o atendimento remoto, que outrora era um campo complicado de entrar e de repente, se torna uma ferramenta importante e até fundamental, para o nosso trabalho.
 
Quando olhamos para a formação, dependendo dos lugares, ainda há resquícios da Psicologia do início da sua constituição, enquanto profissão. Mas ao mesmo tempo, temos essa juventude que leva para dentro das universidades os debates que fazemos aqui, que renovam a própria formação e consequentemente a Psicologia. É essa a Psicologia que queremos: sempre à frente do seu tempo!
 

 


O episódio 27 do CRPcast apresenta a diversidade da nova gestão em Roda de Conversa com a participação da conselheira Priscila Góre Emílio e dos conselheiros Rafael Antônio Carneiro e Jean Von Hohendorff. Ouça nas principais plataformas de áudio (Spotify e Deezer) ou no Canal do CRPRS no YouTube.