CREPOP

Você conhece o CREPOP?

 
O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é uma ferramenta de caráter operacional que, desde 2006, atua no processo de identificar, apreender, formular e orientar as práticas profissionais da Psicologia desenvolvidas nos diferentes campos das Políticas Públicas. Sustenta-se no compromisso social da Psicologia, sendo um eixo ético, político e técnico central no âmbito da garantia dos Direitos Humanos. O CREPOP define como seus principais propósitos ampliar, de forma qualificada, a atuação das psicólogas na esfera pública e expandir a contribuição profissional da Psicologia para a sociedade brasileira. Neste sentido, realiza a sistematização dos conhecimentos e práticas psicológicas aplicadas às Políticas Públicas, atuando no registro das competências da profissão e identificando novos campos de inserção da Psicologia. Compreendendo que as Políticas Públicas estão em constante transformação, as práticas psicológicas também devem ser problematizadas e atualizadas, visando produzir cuidados aos sujeitos em sua multiplicidade. Tendo em vista as limitações presentes na atuação das/os profissionais nas Políticas Públicas, o CREPOP constrói e disponibiliza Referências Técnicas para o exercício profissional.
 
Na emergência de produzir orientação profissional qualificada, com uma proposta ético-política alinhada às problematizações contemporâneas e com as Políticas Públicas de atenção às pessoas com deficiência, atualmente, está em curso o processo de investigação da “Atuação das psicólogas nas políticas públicas de atenção às pessoas com deficiência”. A indicação do tema surgiu em 2019, durante o 10º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) e está presente em diversas outras deliberações, que abordam a defesa dos direitos humanos, a participação nos espaços do Sistema Conselhos de Psicologia e de Controle Social.
 
Assim, diante desse incentivo e da crescente participação da Psicologia nas ações para com essa população, a presente pesquisa pretende compreender a execução dos serviços da rede pública e a atuação dos profissionais da Psicologia, nos âmbitos regionais, investigando os desdobramentos e os desafios da prática através de um delineamento quantitativo e qualitativo, para posterior construção das Referências Técnicas pelo Conselho Federal. Os principais eixos da pesquisa são: Saúde, Assistência Social, Educação, Habilitação e Reabilitação, entre outros.
 
 
Jéssica Prudente | Conselheira Referência do CREPOP/RS
Luís Henrique da Silva Souza | Conselheiro Referência do CREPOP/RS
Lara Steigleder Wayne | Estagiária