FIQUE ATENTA

GT Kiss do CRPRS

No final de 2022, o CRPRS deu início às atividades de um Grupo de Trabalho responsável por organizar as ações que marcam os 10 anos do incêndio na boate Kiss. Foi firmado o compromisso da categoria, ao longo de 2023, para pautar o desastre de Santa Maria em diferentes espaços, engajando-se ativamente na luta pela garantia dos direitos humanos e contra a omissão do Estado. As conselheiras do CRPRS, Silvana Maia Borges, Eliana Sardi Bortolon e Marina Pombo, o conselheiro Diego Gonçalo Moraes Gomes, a psicóloga Bruna da Silva Osório Pizarro e o psicólogo Gabriel Rovadoschi Barros, atual presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, integram o GT.

 

Acompanhamento da Agenda Legislativa

O Sistema Conselhos de Psicologia vem acompanhando pautas de valorização das/os trabalhadoras/ trabalhadores da Psicologia. Recentemente, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) entregou a parlamentares o documento “Agenda Legislativa do Conselho Federal de Psicologia 2023”, que destaca, dentre as mais de 400 proposições monitoradas pelo CFP, os 32 projetos de lei prioritários para a categoria. 

Além do PL 1.214/2019, que estabelece jornada de 30 horas semanais, e do PL 2079/2019, que versa sobre o piso da categoria, há proposições relacionadas ao Sistema Conselhos de Psicologia, Regulamentação da Psicoterapia, Educação, Saúde, Avaliação Psicológica e Direitos Humanos. 

A atuação do Conselho Federal de Psicologia junto ao Congresso Nacional conta com apoio de área técnica dedicada exclusivamente à matéria: a Assessoria Parlamentar, responsável pelo acompanhamento amplo das atividades parlamentares, a fim de monitorar tendências e também criar novos projetos. A iniciativa conta com o uso do sistema de monitoramento Inteligov, que alerta em tempo real a movimentação dos projetos em tramitação nas duas Casas Legislativas.

Acesse crprs.org.br/CFPagendalegislativa e acompanhe esse trabalho.

 

Comunidades Terapêuticas

Com a criação do Departamento de Apoio a Comunidades Terapêuticas (CTs) pelo Governo Federal, o CRPRS montou um Grupo de Trabalho para avaliar a situação de CTs no estado. Inicialmente, esse GT irá mapear as CTs existentes no Rio Grande do Sul e fará um trabalho de aproximação dos Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS AD, para compreensão dos fluxos de encaminhamentos. O posicionamento da atual gestão do Conselho defende uma política de saúde mental que tenha como perspectiva o cuidado em liberdade, amparado nas diretrizes antimanicomiais da reforma psiquiátrica brasileira.