CREPOP

Referência Técnica oferece suporte na gestão integral de risco

O Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é uma iniciativa criada em 2006 que tem como objetivo qualificar a atuação profissional num cenário da inserção de psicólogas/os nas políticas públicas brasileiras, por meio da publicação de referências técnicas. Em 2022, o CREPOP foi instituído como setor permanente do Sistema Conselhos de Psicologia, fato que possibilitou autonomia aos Conselhos Regionais para a realização de pesquisas locais, além das pesquisas anuais deliberadas pelo Conselho Federal de Psicologia. Todo trabalho realizado anteriormente pelo Sistema Conselhos de Psicologia no campo foi levado em consideração para a construção da Referência Técnica para atuação de psicólogas/os na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres, em outubro de 2021.

A atuação das/os profissionais de Psicologia em casos de emergência ou desastre é discussão do Sistema Conselhos há mais de uma década, sendo que a primeira nota técnica sobre o assunto foi publicada em 2013 e revisada em 2016. Essa atualização já ressaltava a Gestão Integral em Situações de Riscos, Emergências e Desastres, levando-nos à atual compreensão de que desastres são resultado do crescimento e transformação da sociedade, quando não há o gerenciamento adequado de riscos. Estes são produzidos por fatores socioambientais, econômicos e culturais relacionados ao modo como se produzem vulnerabilidades e a como se vivenciam ameaças aos desastres.

A Referência Técnica para a atuação de psicólogas/ os na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres propõe suporte teórico e técnico às/aos profissionais implicadas/os na área. Para isto, realiza uma retomada histórica da compreensão do que são desastres e sobre como a Psicologia foi adentrando o campo e explorando algumas especificidades do tema em questão. Os cuidados específicos com relação às pessoas refugiadas, o contexto da pandemia e a importância do desenvolvimento de ações preventivas também são contemplados na Referência Técnica. Desta forma, a edição constrói um subsídio político no que se refere à atuação de psicólogas/os engajadas/os na Psicologia na Gestão de Riscos, na qual atuam e nas demais complexidades de suas práticas.

Luis Henrique da Silva Souza | CRP 07/31246
Conselheiro referência do CREPOP/RS.

Jéssica Prudente | CRP 07/19326
Conselheira referência do CREPOP/RS.

Gabriel Alves Godoi | CRP 07/28161
Assessor técnico de políticas públicas do CREPOP/RS.

Jéssica Helena Erguy Carrabba
Estagiária, acadêmica de Psicologia.