PSICOLOGIA E PESQUISA

Percepções de estudantes de Psicologia acerca dos Direitos Humanos

Michele Rauber Mattana | CRP 07/31194
Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica (Atitus Educação) e Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (Wainer Psicologia). Atua como Professora Universitária e é psicóloga no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) na Prefeitura Municipal de Passo Fundo.
 
 
A Psicologia, historicamente, buscava resolver desajustamentos sociais, destacando-se durante a ditadura no Brasil. Nesse período, profissionais da área desempenharam um papel no controle social, contribuindo para a patologização de quem era contra a ditadura militar. Ainda hoje, mesmo que em outra esfera, algumas psicólogas desrespeitam o Código de Ética Profissional da Psicologia. O apoio a práticas questionáveis persiste, indo contra os princípios éticos que a profissão preconiza.
 
Nível inicial - Iniciamos com abordagem dos Direitos Humanos nas disciplinas e temos interesse pelo assunto: Os estudantes dos primeiros quatro níveis do curso demonstraram um maior interesse e engajamento com o tema dos DH. As disciplinas (i.e, Desafios da profissão) que abordam diretamente esses direitos são frequentes no início do curso, despertando uma curiosidade ativa nos alunos. Eles expressaram o desejo de mais discussões sobre DH ao longo da graduação.
 
Nível intermediário - Já não temos abordagem dos Direitos Humanos nas disciplinas e nosso interesse no assunto diminui: Os estudantes do 5º ao 7º níveis revelaram uma diminuição do interesse e da lembrança sobre o estudo de DH nas disciplinas. Muitos não conseguiam recordar quando ou o que estudaram sobre o tema. A falta de abordagem atual nas disciplinas parece ter conduzido à diminuição do engajamento.
 
Concluintes - Lembramos pouco sobre o que estudamos acerca dos Direitos Humanos, mas buscamos relacionar com a área de atuação escolhida: Os estudantes nos últimos três níveis do curso também demonstraram dificuldade em lembrar o que estudaram sobre DH. No entanto, eles tenderam a relacionar esses direitos com a área específica da psicologia em que desejam atuar profissionalmente.
 
“Preciso saber o que me defende”: Marcadores sociais alteram a percepção sobre os Direitos Humanos: Estudantes bissexuais expressaram um interesse maior nos DH como uma forma de proteção, destacando a necessidade de compreender e se defender em contextos sociais adversos. Além disso, pessoas negras relataram a importância dos DH como uma medida de proteção diante de possíveis violações, evidenciando as lutas históricas por direitos. Também foram identificadas outras nuances sociodemográficas, sendo que estudantes com maiores recursos financeiros e maior grau de escolaridade apresentaram uma compreensão mais aprofundada e experiências profissionais relacionadas aos DH. Ainda, houve uma relação complexa entre a percepção dos DH e a ideologia política. Alguns estudantes de psicologia se sentem desconfortáveis em se posicionar contra políticas que desrespeitam os DH, evidenciando um desafio ético na profissão.
 
A pesquisa ressalta a necessidade de uma abordagem mais abrangente dos DH na formação de estudantes de psicologia, especialmente nos níveis iniciais, nos quais há maior interesse. Tal interesse deve ser mantido por meio da abordagem contínua do assunto em todas as disciplinas do curso visando a formação de profissionais alinhados ao que preconizam os princípios fundamentais do Código de Ética profissional.
 

Acesse a dissertação na íntegra: https://x.gd/yzZDH