FIQUE ATENTA/O

Sistema Conselhos se mobiliza contra ensino à distância

Os retrocessos diante da possibilidade de abertura de curso de graduação em Psicologia na modalidade de Ensino à Distância (EaD) levaram o Sistema Conselhos de Psicologia a se reunir, no ano passado, com entidades da área para dialogar sobre ações estratégicas de incidência. Conselhos Federal e Regionais de Psicologia, Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Fórum de Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) e entidades da área estão mobilizadas na defesa de que a presencialidade é condição primordial para a formação de qualidade em Psicologia. Acompanhe as ações no site e redes sociais do CRPRS.
 

Confira Nota Pública publicada pelas entidades: https://x.gd/WdTyB
 

 

 

Censo Psi 2022

Você já acessou as publicações do Conselho Federal de Psicologia (CFP) “Quem faz a Psicologia Brasileira? Um olhar sobre o presente para construir o futuro”? O material traz dados compilados em dois volumes dos resultados do Censo Psi 2022. O Volume 1 tem capítulos voltados exclusivamente à formação e trata das mudanças da carreira ao longo do tempo e, consequentemente, da formação em Psicologia, formação complementar, pós-graduação, pesquisa e produção científica.
 
O Censo Psi deve ser atualizado a cada cinco anos, conforme está previsto na Resolução CFP nº 30/2022, que institui o Censo da Psicologia Brasileira como instrumento para acompanhar e monitorar as transformações no exercício profissional da Psicologia e subsidiar decisões do CFP.
 

Acesse a publicação em https://x.gd/SlOM6
 

 

 

Novas DCNs

Entraram em vigor no final de 2023 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em Psicologia, publicadas pelo Ministério da Educação. Elaboradas em um processo amplo, democrático e participativo, as Diretrizes reforçam a necessidade de uma formação presencial, voltada aos direitos humanos e às políticas públicas.
 
Na prática, as DCNs estabelecem e definem os princípios, os fundamentos, as condições de oferta e os procedimentos para o planejamento, a implementação e a avaliação dos cursos de Psicologia do país. As novas Diretrizes trouxeram novidades, como a definição de um modelo de perfil de atuação profissional de Psicologia, que interage com os modelos adotados em vários países em um contexto da atuação profissional e da formação científica atuais, e a ampliação das possibilidades de ênfases curriculares, como os processos de mediação de conflitos. Os cursos de graduação em Psicologia deverão se adaptar às novas DCNs no prazo de dois anos.
 

Acesse as DCNs da Psicologia em https://x.gd/PyJkuR
 

 

 

Violências no contexto laboral

A Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT) lançou em 2024 a campanha “Conscientização e enfrentamento às violências no contexto laboral”, com o objetivo de sensibilizar a categoria sobre o enfrentamento às diferentes formas de violências praticadas no contexto organizacional e do trabalho, bem como orientar sobre os encaminhamentos possíveis diante de práticas de violência.
 
A iniciativa abordará temas como intolerância religiosa, sexismo, gordofobia, assédio moral, LGBTfobia, capacitismo, assédio sexual, suicídio laboral, etarismo, racismo e xenofobia. Os conteúdos estão sendo divulgados mês a mês.
 

Acesse crprs.org.br/violenciasnotrabalho e saiba mais.