EDITORIAL + NOTAS

Editorial

 

Serviços psicológicos mediados por tecnologias da informação e da comunicação: ao atualizar a regulamentação destes serviços, o Sistema Conselhos de Psicologia atende a uma demanda da categoria, ampliando as possibilidades de se atuar como psicóloga/o. Essa atualização mostra como a nossa profissão é viva e precisa estar permanentemente sendo repensada e atualizada diante do contexto no qual estamos inseridos, sem perder a essência de seus preceitos éticos. É disso que tratamos na reportagem principal desta edição, que apresenta as principais mudanças no exercício profissional diante da publicação da Resolução CFP nº 11/2018.
 
O tema do processo de formação da/o psicóloga/o é colocado em pauta em dois momentos desta edição. Na reportagem sobre Serviços-Escolas, propomos uma reflexão sobre os principais desafios desses espaços, que aliam a formação profissional e a consolidação das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares à prestação de serviços à comunidade. Já na reportagem sobre mudanças na formação, destacamos pontos polêmicos que implicam nas tendências do futuro da profissão, como a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais, a proposição de cursos de graduação em Psicologia que funcionem 100% a distância e a nova classificação dos cursos de Psicologia proposta pelo Inep. 
 
Nesta primeira edição de 2019 damos início às comemorações dos 45 anos do Conselho Regional de Psicologia da Sétima Região, que, em sua origem, reuniu os estados de Santa Catarina e Paraná, além do Rio Grande do Sul. Na entrevista com a psicóloga Helena Scarparo, resgatamos o contexto em que a Psicologia surgiu como profissão regulamentada e como foram constituídos os Conselhos Federal e Regional de Psicologia. Também lançamos um espaço especial para os 45 anos, com o resgate dos principais temas discutidos ao longo desses anos, principalmente pelas Comissões de Orientação e Fiscalização e Ética, que concentram as pautas fundamentais do exercício profissional. Para isso, contamos com o depoimento de ex-conselheiras/os que participaram da história de nosso regional. 
 
Convidamos a todas/os a acessarem a versão digital da EntreLinhas em crprs.org.br/entrelinhas. O novo formato valoriza conteúdos produzidos em outras mídias, como vídeos e podcasts. Confira, interaja e participe da construção da revista!
 
 
Boa leitura! 

Silvana de Oliveira 
Presidente do CRPRS

 


 

 

Atendendo à orientação do Tribunal de Contas da União, o CRPRS lançou sua Carta de Serviços, disponível em crprs.org.br/cartaservicos. A publicação reúne todos os serviços prestados pelo Conselho e o tempo estimado de atendimento das demandas.

 

Planos de saúde a piscólogas/os

Por meio de Termos de Convênios firmados com operadoras de planos de saúde, o CRPRS passará a oferecer a possibilidade de as/os profissionais regularmente inscritas/os contratarem planos da Unimed, do Centro Clínico Gaúcho e da Multiclínica. O processo foi conduzido pela Ouvidoria e pela Comissão Permanente de Licitação do CRPRS, após publicação de Edital no Diário Oficial da União e no jornal Zero Hora em dezembro de 2017, e atende demanda antiga da categoria.
A operadora IBBCA – Administradora de Benefícios será responsável por oferecer planos de saúde da Unimed com condições exclusivas às/aos psicólogas/os regularmente inscritas/os. Já a Plural Saúde será responsável por oferecer planos do Centro Clínico Gaúcho e da Multiclínica. 


Em breve serão divulgadas mais informações pelos canais de comunicação do CRPRS. Aguarde!