ESPECIAL


A Gestão AmpliaPsi encerra seus três anos à frente do Conselho Regional
de Psicologia do Rio Grande do Sul apresentando um balanço de suas principais ações.
Focada na proximidade com a categoria, transparência, descentralização e acessibilidade,
a Gestão ampliou a participação de psicólogas/os nas atividades promovidas pelo CRPRS,
promoveu atividades voltadas às/aos futuras/os profissionais e orientou sociedade sobre a profissão.

Balanço da 
Gestão AmpliaPsi


Criação de Polos Regionais

A descentralização foi marca desta gestão, com destaque para a criação de seis polos regionais pelo estado: Alto Uruguai, Bagé, Cruz Alta, Celeiro, Litoral Norte e São Borja. Os polos são espaços institucionais criados para que a categoria tenha uma referência do Conselho mais próxima geograficamente.
 

Acessibilidade

Produção de calendário em Braille; identificação no momento do cadastro das/os psicólogas/os com deficiência; capacitação interna sobre deficiência e acessibilidade realizada com funcionárias/os; intérprete de Libras em eventos; participação ativa no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e criação do GT Acessibilidade e Inclusão.
 

Defesa da profissão

 
Articulação junto a psicólogas/os pela nomeação de profissionais aprovadas/os em concurso no Judiciário; mobilização para garantir a criação de vagas a psicólogas/os nas políticas de Saúde e Assistência Social de Santa Maria; elaboração de material de orientação aos/às psicólogos/as durante período de transição de gestões municipais; defesa junto ao Congresso Nacional da jornada de 30 horas e piso salarial para a Psicologia.

 

Diversidade

Possibilidade da/o psicóloga/o declarar a identidade de gênero em seu cadastro no CRP; funcionárias/os receberam capacitação para qualificar atendimento. Além disso, o tema da diversidade de gênero foi abordado para além da diversidade sexual e o Conselho trabalhou para reafirmar seu compromisso com a não patologização do gênero e da sexualidade. Todas as ações em defesa das Resoluções CFP nº 001/1999 e 001/2018 podem ser conferidas em crprs.org.br/diversidade
 
 

A Comissão de Direitos Humanos abordou de forma transversal com outras Comissões, Núcleos e grupos de Trabalho os seguintes temas: acessibilidade e inclusão, defesa da diversidade nas relações de gênero e sexualidade, relações raciais e racismos institucionalizados, direitos das crianças e adolescentes e violências de Estado, especialmente no desmonte de políticas públicas e garantia de direitos para pessoas com maior vulnerabilidade social.
 
A Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho passou por uma importante mudança no início da atual gestão do CRP, assumindo status de Comissão. Abordou em seus encontros temas como assédio moral, avaliação psicossocial nos contextos de trabalho, aceitação de atestados psicológicos por parte de organizações, e, especialmente, a saúde do trabalhador e suas relações com o contexto sociopolítico. Os dois seminários organizados pela Comissão (“Reforma Trabalhista: quais os impactos na saúde das/os trabalhadoras/es” e “Desafi os e estratégias na promoção da saúde nas organizações”) lotaram o auditório do Conselho e mostraram a relevância desses temas para as/os psicólogas/os que atuam na interface entre subjetividade e trabalho.
 
O Núcleo de Educação proporcionou espaços de debate relevantes sobre a importância da Psicologia na Educação, acreditando que as articulações e intervenções nesta política pública são fundamentais. Foram dialogados com a sociedade e categoria por meio das reuniões mensais dos núcleos (Sede e Subsede Serra), por meio de eventos e reuniões ampliadas, divulgação da campanha “Na escola do seu fi lho/a tem psicóloga/o?”, realização de live e construção de materiais de orientação sobre a Psicologia Escolar e Educacional, tais como folder, cartilha e e-book.
 


Aproximação com Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário


O CRPRS tem acompanhado de perto Projetos de Lei que afetam diretamente a profissão, como Projeto de Lei que estabelece Piso Salarial; jornada de trabalho de 30 horas; PEC do Teto dos Gastos Públicos; Projeto de Lei Complementar que altera estrutura do quadro dos servidores do Sistema Prisional do RS; Projeto de Lei que propõe alterações ao Código de Trânsito Brasileiro, entre outras tramitações. Para qualificar esse trabalho, a Gestão designou um funcionário para realizar a função de assessoria parlamentar.

Transparência

Aprimoramento do Portal da Transparência, facilitando o acesso a todas as informações sobre a administração do Conselho, que é uma autarquia federal. Avaliando os critérios de economicidade na administração pública, de acordo com orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) para os Conselhos Profissionais, a Gestão pôs fim ao pagamento de jetons nas reuniões plenárias do Conselho. E para dar ainda mais visibilidade aos serviços oferecidos pela autarquia, foi disponibilizada a Carta de Serviços, publicação que reúne todos os serviços prestados pelo Conselho e o tempo estimado de atendimento.
 

Inovação nas formas de comunicação com a categoria
 

Lançamento do Fala CRP, serviço de recebimento de informações pelo WhatsApp; maior número de eventos com transmissão online; realização de 21 Lives pelo Facebook abordando diferentes temas de orientação à categoria e à sociedade; lançamento de novo site, facilitando acesso a conteúdos de interesse da categoria.
 


A Comissão de Ética desenvolveu a qualificação do trabalho, implementando a gravação em áudio e vídeo das audiências (oitiva de testemunhas e partes) e dos julgamentos éticos, ampliando a fidedignidade nos ritos do CRP. Destinou fiscal e assistente administrativo com dedicação exclusiva à Comissão para dar celeridade aos processos. Além disso, promoveu a aproximação com as instituições de Ensino Superior, por meio das disciplinas de ética, criando um espaço de orientação para professores e estudantes.
 
Comissão de Psicoterapia foi reativada pela gestão AmpliaPsi. A partir das dúvidas das/os profi ssionais, foi construído o evento “Psicoterapia na Prática - Orientações sobre o fazer do/a psicólogo/a na clínica”, realizado em Porto Alegre e nas cidades Pelotas, Capão da Canoa e Três Passos. As discussões culminaram com a construção da campanha “O seu terapeuta é psicólogo?”, reforçando a importância de a psicoterapia ser realizada por profissional habilitado. Outras ações: o evento “A atuação da/o psicóloga/o em psicoterapia: reflexões e desafios” e a construção de um material orientativo “A Psicoterapia na Prática: cartilha de orientação”.

I Encontro Gaúcho da Psicologia
 

O Encontro Gaúcho da Psicologia (EGP) foi uma verdadeira celebração da diferença, da inclusão, dos encontros. Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, a Assembleia Legislativa e o Espaço Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, se transformaram em espaços livres para debates sobre ética, democracia, lugares de fala, psicoterapia, saúde do trabalhador, transmasculinidades, cidadania, formação profissional, razão e subjetividade. 
 
João W. Nery, Viviane Mosé, Djamila Ribeiro e Luis Cláudio Figueiredo foram os conferencistas do Encontro. O evento também contou com apresentações artísticas, sessões de autógrafos e lançamento de livros. 
 
Cerca de 800 participantes circularam pelos ambientes do Encontro, que também teve a participação de 11 instituições em uma Feira e a apresentação de 99 trabalhos no formato de pôsteres. Com uma programação técnica e de orientação extensa e intensa, mas também abrindo espaço para a arte e para a pesquisa científica, o Encontro Gaúcho da Psicologia deverá ser incorporado à programação oficial do CRPRS como um espaço de trocas, atualizações e debate sobre os desafios crescentes da profissão.







A Comissão de Políticas Públicas focou na organização descentralizada das suas atividades e ações e dos seus debates e reestruturou a organização das representações do CRPRS no Controle Social. Buscou ampliar as atividades e orientações nas mais diversas políticas públicas de atuação da Psicologia. Foram organizadas 34 atividades, nas mais diversas regiões do estado, dentre as quais os Seminários Regionais e o Seminário Estadual “Outras Palavras sobre álcool e Outras Drogas”, que ocorreram em Caxias do Sul, Rio grande, Santa Maria e leopoldo e sua etapa estadual que ocorreu em Porto Alegre; o “9º Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas – Etapa Regional Sul” e o Seminário “Parâmetros para a atuação da Psicologia nas políticas públicas: educação, SUS e SUAS”.
 
A Comissão de Descentralização trabalhou internamente aprimorando os fl uxos do CRPRS para contemplar os Polos e os processos de descentralização. Foram criados seis polos pelo estado, organizados três encontros estaduais das Comissões gestoras e coordenações dos Polos e participação da organização de quatro plenárias ampliadas (Capão da Canoa, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas).

Ciclo de debates "O Racismo Tem Dessas Coisas"

Uma iniciativa do Núcleo de Relações Raciais, o ciclo de Debates debateu o tema do racismo em diversos contextos, dando visibilidade a essa pauta de extrema importância para a Psicologia. O Núcleo também lançou a publicação “Núcleo de Relações Raciais: percursos, histórias e movimento”.
 

Ações de descentralização e valorização das subsedes




Plenárias Ampliadas, abertas à participação de toda categoria, nas três subsedes: Centro-Oeste (Santa Maria), Serra (Caxias do Sul), Sul (Pelotas). Comemoração dos cinco anos da Subsede Centro-Oeste, 20 anos da Subsede Serra e 10 anos do Núcleo de Educação da Subsede Serra, núcleo mais antigo com atividades contínuas no interior. Realização de concurso público para o cargo de psicólogas/os fiscais que irão atuar nas Subsedes.
 

Fórum dos Conselhos Profissionais

Plenárias Ampliadas, abertas à participação de toda categoria, nas três subsedes: Centro-Oeste (Santa Maria), Serra (Caxias do Sul), Sul (Pelotas). Comemoração dos cinco anos da Subsede Centro-Oeste, 20 anos da Subsede Serra e 10 anos do Núcleo de Educação da Subsede Serra, núcleo mais antigo com atividades contínuas no interior. Realização de concurso público para o cargo de psicólogas/os fiscais que irão atuar nas Subsedes.

A Comissão de Orientação e Fiscalização intensifi cou o trabalho de fi scalização de rotina e de averiguação. A receptividade, por parte da categoria, pareceu sempre de compreensão e apoio a uma atitude fi scalizatória, tanto do exercício profi ssional quanto das situações de exercício ilegal, que têm o intuito de proteger a sociedade e também a própria categoria. Foi ampliada a proximidade com a categoria nos momentos de orientação, suporte para campanhas do CRP, palestras, participação em reuniões. As ações poderiam ser ainda mais ampliadas se tivesse um número maior de psicólogas/os fi scais, inclusive lotadas/os nas três subsedes, o que a gestão já está providenciando.

O Núcleo do Sistema Prisional realizou eventos para debater a temática da atuação da Psicologia no Sistema Prisional na sede e nos Núcleos descentralizados (Norte e Subsede Centro-Oeste). Debate do Projeto de lei Complementar no 245 de 2016, com produção de nota e realização de Audiência Pública na Al sobre trabalho técnico desenvolvido na SUSEPE. Construída nota para inclusão do tratamento penal no texto das Propostas de Emenda Constitucional no 14 de 2016 e no 372 de 2017, conhecidas como “PECs da Polícia Penal”.


Solenidade de entrega das CIPs



 
Desde janeiro de 2019, o CRPRS passou a realizar um novo formato de entrega da Carteira de Identidade Profissional (CIP) às/aos novas/os psicólogas/os. A solenidade segue orientações de resoluções do CFP e atende a exigências do novo modelo de carteira, que foi aprovado e está em processo de implementação.
 

Planos de Saúde


 
Por meio de Termos de Convênios firmados com operadoras de planos de saúde, o CRPRS passou a oferecer a possibilidade de as/os profissionais regularmente inscritas/os contratarem os seguintes planos: Unimed, Centro Clínico Gaúcho, Amil e Multiclínica.
 

Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais

 
O CRPRS participou ativamente dos processos de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia.
 

Qualificação das representações no Controle Social



 
Acompanhamento maior das representações no Controle Social, por meio de emissão de portarias. Capacitação para qualificação dos relatórios encaminhados pelos representantes, valorizando sua importância como registro histórico e transparência. Os relatórios serão disponibilizados, em breve, no Portal da Transparência do CRPRS. Realização de Encontros Estaduais com os representantes do Controle Social.
 

Ampliações das ações de fiscalização

 
Intensificação das ações de fiscalização realizadas pela Área Técnica do CRPRS. Parceria com Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) na apuração de irregularidades no exercício profissional e reformulação da estrutura de atendimento ao público para contemplar novas demandas da categoria e ampliar as ações de fiscalização externas.
 

A Comissão de Formação buscou aproximar-se da comunidade acadêmica em Psicologia no Estado, realizando reuniões periódicas com coordenadoras/es de curso e professoras/es supervisoras/es de estágio, fomentando debates sobre temas diversos, como os desafi os da formação em Psicologia, educação à distância e revisão das diretrizes curriculares nacionais. O projeto Visita ao CRP.a representação do Conselho nas solenidades de colação de grau e o apoio ao Fórum dos Coordenadores e Supervisores de Serviços-Escola em Psicologia do Rio Grande do Sul também são exemplos de ações realizadas com o intuito de estreitar as relações entre as instituições de ensino superior e o Conselho.
 
A Comissão de Avaliação Psicológica criou o Projeto CAP itinerante, onde percorreu cinco municípios do RS para dialogar sobre o contexto de Avaliação Psicológica. Ainda promoveu a criação de grupos de trabalho na área de Psicologia do Trânsito, Avaliação de Risco Psicossocial e Avaliação Psicológica para manuseio de arma de fogo.


Ampliação da sede



 
Para ampliar as possibilidades de participação de psicólogas/os de forma presencial em reuniões e eventos, o CRPRS ampliou sua sede, em Porto Alegre. O novo espaço foi necessário para adequar a estrutura do Conselho às demandas atuais da categoria, que aumentou 42% desde a última aquisição – em 2009.
 

Atendimento online

 
O CRPRS participou do GT do Conselho Federal de Psicologia para criação da Resolução CFP nº 11/2018, que regulamentou a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação e ampliou as possibilidades de se atuar como psicóloga/o.