VOCÊ SABIA QUE...

Profissionais da Saúde
e a Covid-19*

 

* Dados do Ministério da Saúde divulgados em 12/06/2020.
 
 
Levantamento divulgado pelo Conselho Federal de Enfermagem, em maio, mostra que o Brasil  é o 1º país do mundo em mortes de profissionais de enfermagem, superando Estados Unidos, Espanha e Itália juntas. 
 
** No Brasil, aproximadamente 3,5 milhões de profissionais e trabalhadoras/es de saúde estão direta ou indiretamente envolvidos com a prestação de serviços à população, seja nas unidades de Atenção Primária, nos serviços especializados e nos hospitais, tanto da rede pública quanto da rede privada.
 
Segundo comunicado do International Council of Nurses (ICN), de 06/05/2020, 90 mil profissionais de saúde foram infectados em 30 países associados. O comunicado do ICN também estimou que, no mundo, cerca de 210 mil profissionais poderiam ter sido infectados até aquela data, considerando uma proporção de 6% de profissionais de saúde infectados em relação aos 3,5 milhões de casos registrados até a primeira semana de maio.
 
Organismos multilaterais, imprensa e estudos científicos têm apontado, embora ainda de modo insuficiente, o impacto das desigualdades de raça e de gênero na distribuição dos casos e no perfil dos óbitos, evidenciando que a pandemia tem afetado com maior intensidade pessoas pobres, mulheres e negras.
 
** Dados divulgados em Boletim da Rede Covida, disponível em https://bit.ly/3gnMfYc.