CREPOP

 

Com força total!

 
Os efeitos da pandemia da Covid-19 no Brasil têm demonstrado, de forma ainda expressiva, a importância fundamental de fortalecermos as políticas públicas como possibilidade de garantia de condições de vida dignas à população. Frente a isso, o investimento nas ações do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) em nível regional tem sido considerado, pela gestão Frente em Defesa da Psicologia RS, como uma ferramenta estratégica de enfrentamento ao crescente processo de precarização das políticas públicas em nosso estado. Essa retomada teve início com a reestruturação da equipe de trabalho local e com o impulsionamento de projetos que buscam atender as demandas da categoria no Rio Grande do Sul e resgatar o lugar de referência do Centro para as psicólogas e os psicólogos do nosso estado.
 
Para quem não conhece, o CREPOP atua, desde 2006, em um processo de (re)conhecer, formular e orientar as práticas profissionais da Psicologia desenvolvidas nos diferentes campos das Políticas Públicas. Para o ano de 2020 foram elencados pelo Sistema Conselhos como temas prioritários de aproximação e investigação para a produção de Referências Técnicas as práticas profissionais desenvolvidas no âmbito das Unidades de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social e das Políticas de Prevenção ao Suicídio e Autolesão. Sendo assim, convidamos a todas/os psicólogas/os que atuam em ambas as políticas a entrar em contato conosco para que possamos conhecer melhor seu trabalho.
 
Regionalmente, o CRPRS tem recebido sistematicamente denúncias relacionadas à precarização das condições de trabalho das psicólogas/os, em especial daqueles que atuam nas esferas públicas, seja da administração direta, seja em serviços conveniados. Em decorrência disso, o CREPOP/RS, em articulação com as diversas comissões do CRPRS, tem atuado na construção de um Observatório de Violências Institucionais que tem por objetivo a produção de informações que sirvam de subsídios para enfrentar todo tipo de violência nos espaços de trabalho. 
 
Conheça mais sobre esse e outros projetos regionais do CREPOP/RS através do site http://crprs.org.br/crepop ou entrando em contato pelo email crepop@crprs.org.br.
 
CAROLINA DOS REIS
Conselheira de Referência
 
RODRIGO SHAMES ISOPPO 
Assessor Técnico de Políticas Públicas