OBSERVATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS

Com você ando melhor: Psicologia e mulheres no enfrentamento à violência

Em uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos, o CRPRS lança a coletânea “Com você ando melhor: Psicologia e mulheres no enfrentamento à violência”.
 
Na publicação – organizada a partir de uma chamada pública para a submissão de textos por psicólogas e estudantes de Psicologia – buscamos celebrar a caminhada da categoria junto às mulheres, priorizando a análise das desigualdades de gênero interseccionalizadas com outros marcadores sociais como raça e etnia, orientação sexual, identidade de gênero, classe social, deficiências, geração e territorialidade. A ideia é apresentar diferentes práticas da Psicologia que se ocupam dos desafios relacionados à desigualdade e à violência contra as mulheres, que se manifestam de diversas formas na vida e atingem de maneiras diferenciadas as múltiplas mulheres de acordo com as interseccionalidades que as constituem.
 
No primeiro capítulo, a compreensão das raízes compartilhadas entre o patriarcado, o capitalismo global, o racismo e o colonialismo é apresentada como o início do trajeto de leitura. Já a segunda seção dá testemunho da inexorável relação entre a escuta e a política, entre a singularidade e a estrutura. Por fim, a ênfase na transversalização do gênero, de forma interseccional, para que as políticas públicas se traduzam em ações de promoção e garantia dos direitos das mulheres.
 
Os textos demonstram que a Psicologia de hoje avança no questionamento das normas de gênero patriarcais e cisheteronormativas, das identidades e relações sociais, afetivas e sexuais hegemônicas; defende a autonomia das mulheres sobre seus corpos e o enfrentamento de diversas desigualdades sociais; desnaturaliza os saberes psicológicos a partir da crítica feminista às ciências androeurocêntricas, positivistas e colonialistas.
 
A luta pela equidade de gênero, para contemplar todas as mulheres, deve ser antimanicolonial, antirracista, anticapacitista, deve combater o binarismo de gênero e contemplar as sexualidades que atravessam a vida das mulheres, deve desconstruir sua branquitude e deixar-se atravessar pelas pautas indigenistas, pelo direito à moradia, à terra e ao território, pela relação com os saberes tradicionais.
 
 
Comissão de Direitos Humanos do CRPRS
 
 

A publicação no formato de e-book pode ser acessada em crprs.org.br/publicacoes.