CRPRS comunica a suspensão de eventos por prazo indeterminado – Confira nota completa.
O seminário irá debater os desafios da Psicologia na Educação, em sua reflexão ética frente ao terreno instável das políticas públicas na atualidade, e a implementação da Lei nº 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica.
Organização da Comissão de Educação do CRPRS em parceria com a Faculdade de Educação da UFRGS (FACED).
A programação prevê o lançamento das “Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica”, publicação do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do Sistema Conselhos de Psicologia e relançamento da cartilha “Psicologia na Educação: Saberes e Fazeres”, publicação do CRPRS.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
02/04, quinta-feira
19h: Lançamento da Comissão de Educação do CRPRS e das Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica do CREPOP
19h30: Psicólogas/os nas escolas, e agora? Qual o papel da psicologia?
- Celso Francisco Tondin: psicólogo, mestre em Psicologia (UFMG) e doutor em Psicologia (PUCRS). É professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei e coordenador da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do CRP-MG.
03/04, sexta-feira
8h30: Credenciamento
9h: Abertura – CRPRS, PPGPSI e PPGEdu
9h15: Escola contemporânea e os desafios da Psicologia no contexto educacional
- Carla Biancha Angelucci: graduada em Psicologia, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e doutora em Psicologia Social (USP). É professora no Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Universidade de São Paulo (USP). É professora da graduação nas áreas de Sociologia da Educação e Educação Especial. A ênfase de seus estudos está na garantia da Educação para todos/as e sua interface com as discussões sobre preconceito.
10h: Discussão
10h15: Intervalo
10h30: Das linhas de Entusiasmo às redes engajadas
- Ricardo Burg Ceccim: Mestre em Educação (UFRGS), doutor em Psicologia Clínica (PUCSP), pós-doutor em Antropologia Médica (Universitat Rovira i Virgli – Tarragona/Espanha) e estágio pós-doutoral sênior em Participação Social e Políticas Públicas em Saúde (Università degli Studi di Parma – Parma/Itália). É professor titular na área de Educação em Saúde/Saúde Coletiva e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. É líder do EducaSaúde, Grupo de Pesquisa do CNPq em Educação e Ensino da Saúde, e membro titular da Comissão Nacional de Residência Multi/Uniprofissional em Saúde, junto ao Ministério da Educação.
- Elisângela Mara Zanelatto: psicóloga, mestra em Ensino (Univates), possui especialização em Gestão Pública (UFSM), Gestão da Saúde da Família e Comunidade: Gestão, Atenção e Processos Educacionais (Escola GHC e Instituto Federal do Rio Grande do Sul) e Gestão de Serviços de Saúde (URI Erechim). É docente na Universidade do Vale do Taquari no curso de Psicologia.
Mediação: Mateus Pavei Luciano
13h30: Saúde mental na perspectiva da Educação Inclusiva: educação como Saúde
- Bianca Stock: psicóloga, mestre em Psicologia Social (UFRGS), coordenadora de grupos (Instituto Pichon Rivière); especialista em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Centro Lydia Coriat); educadora parental certificada em Disciplina Positiva (Positive Discipline Association), com formação complementar em Disciplina Positiva na Sala de Aula. É fundadora e diretora da Vinculum Consultoria e Psicoterapia, professora da pós-graduação em Educação Infantil da UNISINOS, consultora em Desenvolvimento Socioemocional com trabalhos para a UNESCO, escolas e redes privadas e públicas de educação e saúde, ONGs e empresas
- Claudia Rodrigues de Freitas: pedagoga, mestre em Educação (Unisinos), doutora em Educação (UFRGS), pós-doutora na área de Inclusão Escolar (UFRGS), possui formação em psicopedagogia pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires EPsiBA. É professora na Faculdade de Educação da UFRGS e no Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação Especial e processos inclusivos. É integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar NEPIE/FACED/UFRGS.
Mediação: Cristina Py de Pinto Gomes Mairesse
15h: Intervalo
15h30: Saúde mental dos profissionais da Educação
- Vivien Rose Bock: psicóloga e mestre em Psicologia (PUCRS). É diretora do Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar e autora dos livros "Professor e Psicologia Aplicada na Escola" e "Motivação para Aprender, Motivação para Ensinar - reencantando a Escola" e "Psicologia escolar na educação infantil".
- Jaqueline Tittoni: psicóloga, mestra em Sociologia (UFRGS), doutora em Sociologia (UFRGS). Realizou estágio de pós-doutorado no master em Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona. É professora adjunta da UFRGS.