+ - L T

Notícias

Relações Raciais

17/11/2016




20 de novembro - Dia da Consciência Negra  

Em novembro, mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), o CRPRS retoma a campanha "O Racismo tem dessas coisas". A iniciativa busca o enfrentamento do racismo apresentando histórias reais de discriminação racial. Assim, convoca psicólogas e psicólogos a escutar o sofrimento causado pelas vivências discriminatórias e a refletir e repensar sua práxis. Utilizando-se da clínica do testemunho, os depoimentos expõem vivências de angústia e desamparo que muitas vezes ninguém quer saber ou que tem seu impacto subjetivo minimizado. 

Mulheres negras e homens negros são convidadas e convidados a narrar suas histórias de violência, de humilhação, das desigualdades sociais/raciais, da fragilidade na garantia dos direitos e da destituição de poder da população negra. A proposta é a de que esses depoimentos se tornem instrumentos essenciais para a construção e problematização de uma escuta qualificada das dimensões do racismo, para possibilitar a superação através da construção de novos sentidos para as vivências sofridas.

Acesse crprs.org.br/oracismotemdessascoisas leia depoimentos já recebidos e participe enviando seu relato. Os depoimentos serão analisados pelo Núcleo de Relações Raciais do CRPRS e selecionados para publicação em nosso site e nas redes sociais do CRPRS.

Busca de notícias:

  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP