+ - L T

Notícias

Políticas Públicas

19/03/2019




Conferência Municipal de Saúde acontece de 12 a 14 de abril em Porto Alegre  

A 8ª Conferência Municipal de Saúde (8ª CMS), organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/POA), será realizada nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesta edição, em consonância com a etapa nacional, o tema central será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

O CRPRS convida toda a categoria a participar da Conferência. Para a presidente da Comissão de Políticas Públicas, Manuele Montanari Araldi, a participação de psicólogas/os nesse processo é de extrema importância. “Precisamos levar as considerações da Psicologia em relação aos processos de saúde-doença, defender o Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer o acesso universal à saúde, uma grande conquista da população brasileira”.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.

A etapa municipal vai preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão Porto Alegre. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que terá seu processo finalizado entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, reunindo cerca de dez mil pessoas em Brasília.

A 8ª CMS será precedida por 8 pré-conferências, uma por território de cada Gerência Distrital de Saúde (GDS) da cidade, garantindo e fomentando a participação da população. Para mais informações e inscrições nas pré-conferências, acesse o site do evento ou evento no facebook

As inscrições para a etapa final serão abertas no dia 01/04/19, para quem participou de alguma pré-conferência, e no dia 05/04/19 para demais participantes, conforme disponibilidade de vaga.

-> Em 27/02, o CRPRS promoveu atividade preparatória. No encontro foram debatidos temas como a análise, avaliação e financiamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), as mudanças na Política Nacional da Saúde Mental e nas legislações da RAPS, além das demandas e necessidades da saúde mental do município. Confira como foi.

Busca de notícias:

  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Carta de Serviços do CRPRS
  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • Diversidade
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos