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04/12/2018




CRPRS manifesta posicionamento contrário a ensino 100% a distância  

POSICIONAMENTO DO CRPRS EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA A DISTÂNCIA

 

 O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) manifesta-se contrário à criação de cursos de graduação em Psicologia que funcionem 100% à distância. Embora a Educação a Distância (EaD) consista em modalidade educacional reconhecida, compreendemos que deve ser adotada com parcimônia, sem considerá-la um substituto da educação básica e da formação superior inicial, especialmente em Psicologia.

A graduação em saúde requer acompanhamento presencial, tendo em vista que se trata de uma formação técnica que visa ao desenvolvimento de habilidades e competências profissionais específicas. O profissional da Psicologia deve estar capacitado para trabalhar presencialmente com aspectos da subjetividade dos indivíduos e instituições com as quais atuará. Para tanto, a formação presencial oferece a possibilidade do diálogo e da mediação, o que, ao nosso ver, não se dá de igual forma no ensino 100% à distância.

A formação em Psicologia tem a especificidade de ser construída a partir da interação entre professor/a e aluno/a e, também, entre os/as alunos/as, que podem compartilhar suas angústias e anseios durante a graduação. Para além da apropriação de teorias e técnicas, a profissão demanda uma compreensão da complexidade humana, inclusive do/a própria/o profissional – o que somente se sustenta a partir das inter-relações vividas ao longo da formação.

Algumas disciplinas, em especial, requerem acompanhamento e orientação constante por parte do corpo docente, tais como ética profissional, avaliação psicológica, técnicas de intervenção e estágios básicos e profissionais. Além disso, é um compromisso da instituição de ensino superior zelar pela formação de qualidade da/o aluna/o. No caso da Psicologia, isso também passa pela atenção à saúde mental discente. Esses/as profissionais serão responsáveis tecnicamente pelo cuidado e acompanhamento da população atendida, na perspectiva de um atendimento qualificado e ético.

Ademais, a formação profissional representa mais do que absorção de conteúdos e aprendizagem de técnicas; implica na construção da identidade profissional, que se realiza no encontro, nas trocas, nos debates e nas construções teóricas e experiências coletivas. Dessa forma, o CRPRS se manifesta contrário à graduação em Psicologia de forma 100% à distância.

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