+ - L T

Notícias

Visita ao CRPRS

18/05/2018




Estudantes participam de mais um "Visita ao CRPRS" na sede  

Na quarta-feira, 16/05, quase 70 estudantes de faculdades de Psicologia de Porto Alegre e Região Metropolitana participaram de mais uma edição do projeto Visita ao CRPRS. Estudantes da Ulbra Gravataí, Ulbra Guaíba, UFCSPA, IPA, UniRitter e UFRGS tiveram a oportunidade de conhecer sobre o Sistema Conselhos de Psicologia, suas instâncias deliberativas, comissões e grupos de trabalho, instalações, áreas e setores.

O grupo de estudantes foi recepcionado pela relações-públicas Nadia Miola que falou do papel dos conselhos profissionais para a sociedade, orientando e fiscalizando o exercício profissional, e apresentou a organização das instâncias deliberativas no Sistema Conselhos, destacando a importância dos Congressos Nacionais da Psicologia para definirem prioridades da categoria. O trabalho no Regional é realizado principalmente por meio de Comissões e Núcleos e, mais recentemente, pelos Polos, espaços institucionais descentralizados nas regiões do nosso estado.

Responsável pelo Setor de Cadastro, Renata Severgnini orientou as/os futuros psicólogas/os sobre o processo de inscrição no CRPRS. Em sua fala, destacou que a inscrição é obrigatória para o exercício legal da profissão e que é dever da/o psicóloga/o manter seus dados atualizados no CRPRS.

Representando a atual gestão do CRPRS, a conselheira Bruna Seibel ressaltou a importância de estudantes e profissionais se aproximarem do Conselho, utilizar a estrutura que é de toda categoria e participar das decisões que dizem respeito à profissão.

A psicóloga fiscal Adriana Dal Orsoletta Gastal explicou a importância de a/o psicóloga/o se sentir apto a atuar e só “assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente”, conforme cita o Código de Ética. “É importante que vocês, como profissionais, façam valer a anuidade paga participando do Conselho, que é da categoria. Temos que nos reconhecer como profissionais, fortalecer nossa identidade como categoria”, afirmou Adriana. A Área Técnica do CRPRS está à disposição para orientar a categoria por telefone, email e de forma presencial, e oferecer respaldo ético e legislativo quando necessário.

Até o final do semestre, estão programados mais duas edições do “Visita ao CRPRS” em Porto Alegre. Há também edições do projeto em Caxias do Sul. Mais informações e agendamentos em crprs.org.br/visita.

Confira a agenda, escolha dia e horário e faça sua inscrição:

Sede – Porto Alegre

• 15/06/2018 – sexta-feira – 10h

• 29/06/2018 – sexta-feira – 10h

 

Subsede Serra, em Caxias do Sul

12/07/2018 – quinta-feira – 18h30

 

 22/11/2018 – quinta-feira – 18h30

 

Busca de notícias:

  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online