+ - L T

Notícias

Políticas Públicas

13/03/2017




Representantes de todo o estado reúnem-se no Encontro Estadual do Controle Social  

No sábado, 11/03, o CRPRS promoveu o Encontro Estadual do Controle Social. O evento ocorreu na sede do Conselho Regional de Psicologia do RS (CRPRS), em Porto Alegre, e contou com a participação de 20 psicólogas/os representantes do CRPRS em espaços do Controle Social.

Pela manhã, foi realizado o debate “Qual é o meu papel como representante do CRPRS em momentos de PEC 241?”, com a participação da psicóloga Semiramis Maria Amorim Vedovatto, ex-conselheira do Conselho Nacional de Saúde; e das colaboradas do CRPRS Isadora Bento e Sandra Leon. Em sua apresentação, Semiramis resgatou o histórico das conquistas sociais obtidos com a Constituição de 1988 que criou um modelo de gestão pública o qual estimula a participação popular, que deve ser entendida como o exercício pleno da cidadania, exigindo assim, a conscientização do indivíduo quanto ao seu verdadeiro papel na busca pela melhoria do bem estar social. As Conferências e os Conselhos de Direitos foram citados como mecanismos criados que possibilitaram o exercício da democracia direta e participativa e que precisam se fortalecer para impedir que retrocessos aconteçam. Semiramis atua na área de Álcool e outras Drogas desde 2001, com experiência em Redução de Danos. É especialista em Gestão da em Saúde CIPEAD/ UFPR. Participou como Conselheira Municipal de saúde na cidade de Lapa /PR, como Conselheira Estadual de Saúde e Conselheira Nacional de Saúde.

No final de sua fala, Semiramis fez uma homenagem à psicóloga Loiva de Boni Santos. Loiva foi conselheira do CRPRS na Gestão Plural Psi (2007-2010) e presidente do Conselho de 2009 a 2010.

No debate, temas como a construção democrática das políticas públicas e o exercício da participação estiveram em pauta. Além disso, a democracia como agente transformador da realidade e princípio da igualdade também foi discutido. "O controle social no trabalho do psicólogo é importante na sociedade para pautar sua atuação nas políticas públicas trazendo benefícios à população", como explica a conselheira Manuele Montanari Araldi, também presente no evento.

A conselheira Cristina Maranzana da Silva, presidente da Comissão de Políticas Públicas, salientou o sentimento de união de todos. "A reunião foi importante para refletir a atual conjuntura e alinhar o pensamento. Os representantes puderam participar e salientar os pontos importantes para fortalecimento do Conselho". 

Busca de notícias:

  • A Psicologia faz a diferença
  • Sites credenciados para atendimento online
  • Diversidade