+ - L T

Notícias

Avaliação Psicológica

10/10/2017




Subsede Serra recebeu debate sobre a CAP  

A Comissão de Avaliação Psicológica (CAP) do CRPRS, em conjunto com a Comissão Gestora da Subsede Serra, promoveu no dia 6 de outubro o evento “Debatendo a avaliação psicológica”, com o objetivo de apresentar a CAP para a categoria, ampliar o acesso e a comunicação das/os profissionais com o Conselho e apresentar e debater as resoluções mais relevantes em relação à avaliação psicológica.

O encontro, realizado em Caxias do Sul, debateu também redução do impacto de questões éticas no exercício profissional e realizou uma sondagem sobre demandas da categoria. A colaboradora Simone Courel, que representou a Comissão Gestora da Subsede, fez a apresentação dos núcleos e dos grupos de trabalho existentes na região.

O coordenador do Núcleo de Psicoterapia, Eduardo Hoffman, fez a abertura do encontro. Neusa Maria de Oliveira Chardosim, colaboradora da CAP, e Raquel Alifredi Paulachi, sócia-fundadora da Atena – Avaliações Psicológicas e Psicoterapia, fizeram a apresentação da Comissão, seus objetivos, integrantes e principais ações e debates atuais.

Também apresentaram exemplos das demandas que chegam para a CAP e a cartilha de Avaliação Psicológica, elaborada pelo CRPRS, bem como o conceito de avaliação psicológica e algumas resoluções importantes para o exercício profissional. Temas específicos, como avaliação clínica para manuseio de porte de armas no contexto judicial e avaliação neuropsicológica, foram debatidos.

Os participantes também abordaram contextos e habilidades importantes para uma boa avaliação psicológica e a importância de considerar o contexto social, suas limitações e possibilidades, no diagnóstico. Além disso, foi discutida a possibilidade de formação em avaliação psicológica partindo da demanda dos presentes.

No encerramento do evento, foi informada aos participantes a possibilidade de criação do Núcleo de Avaliação Psicológica na Subsede e Serra.

 

Busca de notícias:

  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP