+ - L T

Eleições

Em 2019 haverá eleições para o Sistema Conselhos de Psicologia, objetivando eleger representantes para o Conselho Federal e para os Conselhos Regionais de Psicologia.

Como novidade, o processo eleitoral será realizado, exclusivamente, pela internet, no período de 23 a 27 de agosto de 2019. Para os psicólogos que desejarem votar na sede e subsedes do CRP, poderão realizá-lo no dia 27 de agosto, das 9h às 17h. Os demais poderão utilizar dispositivo eletrônico, de escolha do profissional, ou em local de votação, tais como celular, tablet ou computador, em sua residência, trabalho, lan house, a partir das 8h horas do dia 23/08 até as 17h do dia 27/08.

O voto é pessoal e obrigatório, incorrendo o eleitor que não votar em multa prevista na legislação vigente, salvo se apresentar justificativa por escrito no prazo de 60 (sessenta) dias contados da realização do pleito.

As eleições para o Conselho Federal de Psicologia se farão por meio de Consulta Nacional, que irá eleger 11 (onze) membros efetivos e 11 (onze) suplentes. No CRPRS, as eleições deverão prover os cargos para 15 (quinze) conselheiros titulares e 15 (quinze) conselheiros suplentes.

As inscrições de chapas poderão ser entregues na sede do Conselho Regional de Psicologia – 7ª Região, de segundas a quintas-feiras, no horário das 9h às 17h e sextas-feiras, das 9h às 12h, aos cuidados da Comissão Regional Eleitoral. Deverão ser encaminhadas por meio de requerimento firmado pelo encabeçador da chapa, acompanhado de declarações de concordância assinadas pelos demais integrantes. Os pedidos serão recebidos até o final do Congresso Regional da Psicologia, no sábado, 06/04, no Hotel Ritter (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55), em Porto Alegre. Veja mais informações abaixo.

 

Saiba mais informações sobre as Eleições 2019 e participe do seu Conselho.

›› Inscrição de chapa
A inscrição de chapas irá ocorrer a partir da data de publicação do Edital de Convocação (27 de fevereiro), até o encerramento do Congresso Regional de Psicologia – COREP, dia 06 de abril, no Hotel Ritter (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55), em Porto Alegre.

›› Onde serão feitas as inscrições de chapas para o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul?
As inscrições puderam ser entregues das seguintes formas:
• Até 04/04/2019, na sede do CRPRS (Av. Protásio Alves, 2854/301 - Porto Alegre/RS), aos cuidados da Comissão Regional Eleitoral. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h e sexta-feira, das 9h às 12h.
• Nos dias 05 e 06/04/2019, durante o Congresso Regional de Psicologia – COREP, até o horário de seu encerramento no sábado, Hotel Ritter (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55), em Porto Alegre.

Clique aqui para acessar a documentação a ser preenchida para inscrição de chapa. A pessoa encabeçadora da chapa preenche e assina a primeira parte (correspondente às páginas 1, 2 e 3 do PDF), registrando o nome dos 15 candidatos efetivos e 15 suplentes, em ordem alfabética (no segundo formulário); a declaração (correspondente às páginas 4 e 5 do PDF) deve ser preenchida e assinada individualmente por cada um dos candidatos que integram a chapa. Todos esses documentos, juntos, deverão ser entregues pela pessoa encabeçadora para a inscrição da chapa.

›› Quem pode se candidatar ao CFP ou CRP?
É elegível para o CFP e para os CRPs o/a psicólogo/a que satisfaça aos seguintes requisitos:
a) ter nacionalidade brasileira;
b) estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares;
c) encontrar-se em pleno gozo de seus direitos profissionais;
d) ter inscrição principal, mesmo que provisória:
- no respectivo Conselho Regional e domicílio na jurisdição correspondente, quando concorrer ao Conselho Regional;
- em Conselho Regional da região geográfica que pretende representar, quando concorrer a cargo de Secretário Regional do CFP e em qualquer CRP quando concorrer aos demais cargos daquele órgão;
e) inexistir contra si condenação criminal com pena superior a 2 (dois) anos, em virtude de sentença transitada em julgado, salvo reabilitação legal, comprovada mediante declaração de próprio punho do candidato;
f) inexistir contra si condenação, por infração ao Código de Ética, transitada em julgado há menos de 5 (cinco) anos;
g) estar adimplente com o Conselho Regional de Psicologia relativamente aos exercícios anteriores, ainda que sob a forma de parcelamento de débito.

Obs.: Todos os requisitos referidos deverão ser atendidos até a data limite para o deferimento do pedido de inscrição das chapas.

›› Quais são os impedimentos para se candidatar a uma chapa?
São impedimentos para a candidatura ao Conselho Regional e ao Conselho Federal de Psicologia, além dos constantes do artigo anterior:
I - ocupar cargo na Diretoria de Conselho de Psicologia, seja Regional ou Federal, no período de 3 (três) meses que antecede a realização do pleito;
II - ocupar cargo na Comissão Gestora da Seção de Base Estadual, no período de 3 (três) meses que antecede a realização do pleito;
Parágrafo único. Caso haja inscrição de candidatura em data anterior ao prazo previsto no inciso I e II deste artigo, deve a candidata e o candidato não ocupar cargo na Diretoria de Conselho de Psicologia, seja Regional ou Federal, ou na Comissão Gestora da Seção de Base Estadual a partir da data de inscrição da sua candidatura.
III - ocupar cargo ou função com vínculo empregatício, ou manter contrato de prestação de serviço com os Conselhos de Psicologia;
IV - ter sido afastado, em um dos dois mandatos anteriores, por falta ou abandonado ou renunciado o mandato de Conselheiro Regional ou Federal, resultante de eleição para membro efetivo ou suplente, exceto quando comprovadamente houve impedimento por motivo de saúde ou mudança de residência para outra jurisdição ou país, no caso de Conselheira e Conselheiro Regional, e saúde ou mudança de país, no caso de Conselheira e Conselheiro Federal.
V - integrar qualquer Comissão Eleitoral, seja em nível regional ou federal;
VI - durante dois mandatos eleitorais, após condenação, por decisão transitada em julgado, em Processo Disciplinar Funcional, regulamentado pela Resolução CFP nº 006/2007, ou legislação posterior que a substitua, por irregularidades de natureza administrativa ou financeira, quando no exercício de mandato de Diretora e Diretor, Conselheira e Conselheiro efetivo ou suplente em exercício, de Conselho Regional ou Federal de Psicologia.

›› Débitos com o CRPRS
Para votar, é preciso quitar débitos ou negociar dívidas referentes a anuidades até o ano de 2018. Psicólogas/os que não estiverem aptos a votar, deverão entrar em contato com o CRPRS para regularizar sua situação e terão que votar de forma presencial, comparecendo a um dos postos de votação no dia 27/08.

›› Postos de votação
Na terça-feira, dia 27 de agosto, haverá postos de votação e plantão de atendimento na sede do CRPRS, em Porto Alegre, e nas subsedes do CRPRS, em Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas, das 8h às 17h.
Confira os endereços:
- Sede – Porto Alegre
Av. Protásio Alves, 2854 – 4º andar
- Subsede Centro-Oeste – Santa Maria
Rua Marechal Floriano Peixoto, 1709/401
- Subsede Serra – Caxias do Sul
Rua Coronel Flores, 749/505
- Subsede Sul – Pelotas
Rua Barão de Santa Tecla, 583/406

›› Quais cargos estão sendo eleitos nestas eleições?
Nestas eleições serão escolhidos:
• 15 (quinze) conselheiros efetivos e 15 (quinze) suplentes para o Conselho Regional de Psicologia, por uma gestão de 3 (três) anos;
• 11 (onze) membros efetivos e 11 (onze) suplentes para o Conselho Federal de Psicologia.

›› Quem pode votar?
Psicólogas/os que estejam em dia com o pagamento da anuidade do CRPRS em relação aos exercícios anteriores, até o dia 27 de agosto 2019.
O profissional que não estiver em dia com o pagamento da anuidade 2018 ou anteriores deve contatar com setor de Cobrança do CRPRS, pelo e-mail fiqueemdia@crprs.org.br ou pelos telefones (51) 3334-6799 ou 0800.001.0707 para regularizar sua situação.

›› O voto é obrigatório?
Sim. O voto é secreto, pessoal, intransferível e obrigatório e será dado à chapa completa, entre as inscritas e habilitadas ao pleito.
São eleitores os/as psicólogos/as que estejam adimplentes em relação aos exercícios anteriores, até o dia das respectivas eleições, ainda que sob a forma de parcelamento do débito, bem como em pleno gozo de seus direitos.
O voto é facultativo para os/as psicólogos/as com idade a partir de 65 (sessenta e cinco) anos.

›› Justificativa de impossibilidade de voto
Neste ano, por serem as eleições totalmente por meio eletrônico, os profissionais poderão votar, independentemente de estarem em seu domicílio, pois bastará ter acesso a um canal eletrônico para escolher seus representantes.
Entretanto, caso surja quaisquer impedimentos, poderão justificar sua ausência até 60 dias após as eleições (26 de outubro). Em site que será posteriormente divulgado.
Estão dispensados de apresentar justificativa as/os psicólogas/os com 65 anos ou mais.

›› Como é estabelecido o regramento do processo eleitoral?
A Resolução CFP nº 016/2018, de 7 de agosto de 2018, aprova o Regimento Eleitoral, para escolha de conselheiros federais e regionais do Conselho Federal e dos Regionais.

 


Confira como foi

  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Carta de Serviços do CRPRS
  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • Diversidade
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos