+ - L T

CREPOP - Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas

Contatos do CREPOP
E-mail: crepop@crprs.org.br
Telefone: (51) 3334.6799

Acesse o site do CREPOP Nacional: crepop.pol.org.br




 

›› O que é o CREPOP?

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é uma ferramenta do Sistema Conselhos que foi desenvolvida a partir da necessidade de maior aproximação dos Conselhos de Psicologia com a ação profissional doas/as psicólogos/as junto às políticas públicas. O CREPOP atua, principalmente, na construção de referências técnicas por meio de pesquisas nacionais realizadas regionalmente. Além dessas pesquisas, o CREPOP do CRPRS investe na construção de projetos e outras ações regionais, relacionadas a temáticas concernentes às políticas públicas, a partir de demandas específicas do estado. 

O CREPOP/RS está sediado no Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul e integra a Rede CREPOP, composta pelas unidades locais de cada um dos 20 Conselhos Regionais, e pela instância de Coordenação Nacional, sediada no Conselho Federal de Psicologia, em Brasília/DF. Em cada unidade há profissionais responsáveis pelas ações de pesquisa e pela articulação política, a partir de diretrizes formuladas nacionalmente para o fortalecimento da presença da Psicologia no campo das políticas públicas. 

Objetivos do CREPOP

O CREPOP tem como principal propósito fortalecer a atuação da Psicologia junto às políticas públicas, tendo com diretriz a promoção de direitos humanos e o compromisso ético da profissão. Para esse fim, busca aproximar-se dos/as psicólogos/as que atuam na esfera pública para discutir sobre a prática psicológica nesse contexto e fomentar a participação em áreas emergentes, sistematizando e difundindo conhecimentos em políticas públicas e oferecendo referências para a atuação nesses campos. O CREPOP também busca identificar novas oportunidades de inserção profissional, pensando os desafios e potencialidades da atuação nas políticas públicas, além de promover a interlocução da Psicologia com os espaços de formulação, gestão e execução das políticas e com os meios acadêmico e profissional. 

Topo



›› Pesquisas sobe a atuação de psicólogos/as em diferentes áreas das políticas públicas

O CREPOP tem como um de seus objetivos elaborar Referências Técnicas para a atuação dos/as psicólogos/as nas Políticas Públicas. Esses materiais são produzidos a partir de pesquisas regionais com psicólogos/as, demais profissionais das áreas em foco, gestores e usuários. As pesquisas envolvem a realização de encontros presenciais, entrevistas, aplicação de questionários e visitas aos serviços. Dessas ações são produzidos relatórios regionais que posteriormente integrarão a produção de âmbito nacional que são as referências técnicas. 

Acesse aqui os relatórios regionais das pesquisas dos últimos três anos realizadas pelo CREPOP/RS.

Topo


›› Consultas Públicas

A Rede CREPOP disponibiliza para consulta pública as minutas e documentos que estão em processo de elaboração. Essas consultas permitem a ampliação da possibilidade de participação dos/as psicólogos/as na construção dos instrumentos que darão referencias a sua atuação nos serviços públicos. 

Pesquisas que estão aguardando consulta pública

2008
- Educação Inclusiva
- Atenção Básica em Saúde

2009
- Políticas Públicas de Mobilidade Urbana

2010 
- Serviços Hospitalares do SUS
- Políticas de Diversidade Sexual
- Políticas Públicas de Esporte

2011
- Segurança Pública 
- Política Nacional do Idoso

2012
- Serviços de Atenção à População em Situação de Rua

Topo


›› Lançamento dos documentos de Referência Técnica sobre a Atuação da Psicologia

Desde o início do ano de 2013, o CREPOP/RS tem realizado seminários para o lançamento dos documentos de referências técnicas. Nessas oportunidades, convidamos profissionais com experiência na área para debater as temáticas.

Confira abaixo as Referências Técnicas já publicadas e as pesquisas em andamento:

Documento de Referências Técnicas para atuação dos psicólogos/as em CRAS/SUAS
Saúde do Trabalhador no âmbito da Saúde Pública: referências para a atuação do(a) psicólogo(a)
Referências técnicas para a prática do(a) psicólogo(a) nos programas de DST e AIDS
Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias: referências para a atuação do psicólogo
Referências técnicas para atuação de psicólogos no âmbito das medidas socioeducativas em unidades de internação
Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) em Programas de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Referências técnicas para atuação do psicólogo em Varas de Família
Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) nos Centros de Atenção Especializada da Assistência Social – CREAS
Referências técnicas para atuação das (os) psicólogas (os) no Sistema Prisional
Referências técnicas para atuação das (os) psicólogas (os) na Educação Básica
Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) em Programas de Atenção à Mulher em situação de Violência

Topo


›› Documentos para gestores

O Núcleo Nacional do CREPOP tem investido, ainda, no lançamento de documentos voltados para os gestores públicos, informando sobre as possibilidades de contribuição da Psicologia em determinadas áreas das políticas públicas. 

Acesse abaixo os documentos já produzidos: 
Como a Psicologia pode contribuir para avançar o SUS: orientações para gestores 
Como os Psicólogos e Psicólogas podem contribuir para avançar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) – informações para gestores e gestoras

Topo


›› Projetos Regionais

- Projeto Regional Conversando sobre a Psicologia e o SUAS 
O projeto “Conversando sobre a Psicologia e o SUAS” tem como objetivo discutir a atuação da Psicologia nas políticas que integram a rede do Sistema Único de Assistência Social. São encontros sistemáticos com os/as psicólogos/as que atuam nos serviços do SUAS, e abertos a todos os profissionais da rede e demais interessados na temática. São realizados em Porto Alegre desde 2010 e, dentro das diretrizes de regionalização, vem expandindo suas ações para o interior do estado.
A proposta do “Conversando sobre a Psicologia e o SUAS” é promover a discussão acerca da prática psicológica dentro desse âmbito, buscando subsidiar os profissionais que atuam nos serviços e programas da rede, no sentido de potencializar suas ações e possibilitar a superação dos desafios que se colocam no cotidiano da prática. Trata-se de um espaço propositivo e disparador de reflexão crítica sobre a intersecção entre Psicologia e a Política de Assistência Social. Ao final dos encontros, a equipe CREPOP sistematiza os pontos trazidos pelos profissionais e disponibiliza esse material. 

- Projeto Formação em Psicologia e Políticas Públicas: uma aproximação do CRPRS com o meio acadêmico
Este projeto tem por objetivo investigar e fomentar o debate sobre as políticas públicas nos cursos de graduação em Psicologia, visando a qualificação de futuros/as psicólogos/as para o trabalho nestes campos. Também intenciona aproximar os/as estudantes do CRPRS e fortalecer o diálogo com o meio acadêmico.
Conheça mais do projeto acessando aqui

- Participação em seminários, palestras e debates nos cursos de graduação
O CREPOP participa de seminários, palestras e debates em salas de aulas de algumas faculdades do Estado no intuito de promover a reflexão sobre assuntos vigentes e as políticas públicas no âmbito acadêmico. Com esta ação, objetivamos, também, a aproximação dos profissionais e estudantes com o CRP e o CREPOP. 

- Participação em seminários, palestras e debates com a sociedade em geral e com a categoria
Para ampliar a reflexão acerca dos direitos humanos com a sociedade em geral (usuários, técnicos, serviços, etc.), o CREPOP tem participado de congressos, mobilizações nas ruas, audiências públicas, reuniões externas com entidades de defesa de direitos, etc.

  • Sites credenciados para atendimento online
  • O racismo tem dessas coisas
  • 9º CNP