Profissão Psicóloga/o: caderno de perguntas e respostas

Produzido pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, a nona edição da publicação Profissão Psicóloga/o: caderno de perguntas e respostas reúne as principais dúvidas que chegam até as/os profissionais que trabalham no CRPRS. O objetivo é informar a categoria sobre as questões práticas, administrativas e éticas que envolvem a profissão.

A distribuição é gratuita e os exemplares estão disponíveis na sede do CRPRS.

 

 

Ler a edição


Cartilha para atuação em Emergências e Desastres

Esta cartilha é um resumo da Referência Técnica (RT) para atuação de psicólogas(os) na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres, elaborada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Recomenda-se a leitura completa da RT. Acesse em crepop.cfp.org.br.


Ler a edição


Psicologia do Tráfego: conhecendo a especialidade

Para a grande maioria das pessoas, o primeiro, ou até mesmo único contato com uma/um profissional psicóloga/o, ocorre quando busca o processo de habilitação para conduzir veículos automotores. Diante disso, a especialidade ganha ampliação na sua importância, por ser a porta de entrada para o cuidado com a saúde mental. E quando transportamos isso para os motoristas profissionais que labutam diariamente pelas estradas e rodovias do país, a importância se soma com todas as demais atividades realizadas em busca de um trânsito seguro.

A publicação organizada pelo GT Psicologia do Tráfego do CRPRS tem o objetivo de apresentar essa especialidade, como importante área na defesa e preservação da vida no trânsito brasileiro.

Ler a edição


Ser e Fazer Psi: composição do cotidiano de trabalho da Psicologia no Sistema Prisional

A iniciativa do Núcleo do Sistema Prisional do CRPRS reúne relatos de experiências de trabalho, estudos, pesquisas e/ou projetos de intervenção realizados no contexto prisional, considerando a complexidade do cárcere nos seus diversos aspectos e modalidades. 

Os textos contemplam dificuldades, impasses, desafios, potencialidades, estratégias e análises de contexto construídas ao longo do encontro da/o profissional com esse campo.


Ler a edição


Com você ando melhor: Psicologia e mulheres no enfrentamento à violência

A publicação – organizada a partir de uma chamada pública para a submissão de textos por psicólogas/os/es e estudantes de Psicologia – celebra a caminhada da categoria junto às mulheres, priorizando a análise das desigualdades de gênero interseccionalizadas com outros marcadores sociais como raça e etnia, orientação sexual, identidade de gênero, classe social, deficiências, geração e territorialidade.

Os textos demonstram que a Psicologia de hoje avança no questionamento das normas de gênero patriarcais e cisheteronormativas, das identidades e relações sociais, afetivas e sexuais hegemônicas; defende a autonomia das mulheres sobre seus corpos e o enfrentamento de diversas desigualdades sociais; desnaturaliza os saberes psicológicos a partir da crítica feminista às ciências androeurocêntricas, positivistas e colonialistas.

A luta pela equidade de gênero, para contemplar todas as mulheres, deve ser antimanicolonial, antirracista, anticapacitista, deve combater o binarismo de gênero e contemplar as sexualidades que atravessam a vida das mulheres, deve desconstruir sua branquitude e deixar-se atravessar pelas pautas indigenistas, pelo direito à moradia, à terra e ao território, pela relação com os saberes tradicionais. 

Ler a edição



Psicologia, saúde mental e trabalho na pandemia: desafios e perspectivas

A pandemia parece ter trazido algumas questões já bastante conhecidas para a área da Psicologia do Trabalho e Saúde do Trabalhador, mas nem tão elucidadas no âmbito organizacional. Seriam os sintomas sociais da Covid-19 (isolamento, insegurança, desesperança, medo) os sinais de um adoecimento maior que estava ali todo o tempo e não percebemos? Como lidar com os efeitos da pandemia dentro das organizações? Como cuidar dos trabalhadores com sequelas da Covid-19 nos espaços de trabalho? Como iremos manter o compromisso e engajamento dos nossos talentos nos espaços de trabalho virtuais? São algumas questões que foram trabalhadas no seminário "Psicologia, Saúde Mental e Trabalho na pandemia: desafios e perspectivas”, realizado pela Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRPRS em junho de 2021 e que ganham visibilidade nesta publicação. 

Ler a edição


Psicologia na e com a Educação: criando possibilidades e promovendo experiências

Cartilha elaborada pela Comissão de Educação em conjunto com os Núcleos de Educação da Subsede Serra, Subsede Centro-Oeste e Subsede Sul. Tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da Psicologia na Educação e conscientizar gestores municipais sobre a necessidade de incluírem psicólogas e assistentes sociais na educação básica, conforme disposto na Lei 13.935 de 2019. 

Ler a edição



Gestos, Memórias e Narrativas da Escuta Clínica Permeada pela Tecnologia da Informação e da Comunicação

A publicação, organizada pela Comissão de Processos Clínicos e Psicossociais do CRPRS, reúne relatos de experiências acerca da reinvenção das práticas da escuta clínica no contexto da pandemia, do distanciamento físico e da consequente adaptação das ferramentas de trabalho em diferentes espaços de cuidado em saúde mental, sejam públicos ou privados. As cartas foram selecionadas a partir de Edital de Chamamento Público, seguindo os critérios de originalidade, escrita em primeira pessoa a partir de uma narrativa pessoal e qualidade da escrita.

Ler a edição


Temas em Psicologia Organizacional e do Trabalho

A publicação é fruto da experiência de uma escrita coletiva, realizada por muitas mãos, cujo maior desafio foi construir algo reunindo a prática profissional das psicólogas e psicólogos que atuam nos mais diversos campos, instituições e organizações.

Aborda temas como violência psicológica, assédio moral no trabalho, avaliação psicológica, atestado psicológico, acompanhamento funcional x atendimento clínico, promoção à saúde nas organizações, planejamento de carreira, orientação profissional, coaching, teletrabalho, suicídio laboral, racismo, machismo, capacitismo e LGBTFobia e o enfrentamento de desigualdades e a promoção de direitos humanos nas organizações.

Ler a edição


Protocolo de Biossegurança temático - Avaliação psicológica e uso de testes psicológicos: cuidados técnicos e éticos antes, durante e após a pandemia

A Comissão de Avaliação Psicológica do CRPRS, juntamente com o Grupo de Trabalho Biossegurança Covid-19, instituído pela Gestão Frente em Defesa da Psicologia RS (2019-2022) durante a pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2), compreendeu e acolheu as mais variadas dúvidas que as/os psicólogas/os buscaram sanar junto ao CRPRS. A área de avaliação psicológica, sem dúvidas, é uma das práticas mais afetadas pelo modelo de distanciamento social necessário para o combate à disseminação do vírus. As mudanças no formato do trabalho, a tomada de cuidados e o foco na prevenção, são vetores fundamentais para garantir uma atuação segura para as/os psicólogas/os, mas devem também garantir a segurança e o conforto das pessoas que buscam os serviços.

Assim, este protocolo integra as orientações já publicadas no Protocolo Geral, propondo orientações para que as/os profissionais possam estabelecer uma linha de cuidado antes, durante e após o processo de avaliação psicológica, combinando as orientações éticas técnicas aos cuidados com a biossegurança. O objetivo principal deste documento é sinalizar questões e dúvidas mais comuns que têm chegado ao CRPRS, inserindo nas práticas o cuidado e a prevenção em saúde, que devem ser observados antes, durante e após a pandemia.

Ler a edição


Protocolo de Biossegurança para o trabalho presencial das/os psicólogas/os em processos clínicos e psicossociais no âmbito público e privado durante a pandemia da Covid-19

A pandemia da Covid-19 vem exigindo adaptações urgentes e frequentes em formato global e irrestrito. Cientes desta necessidade e com o compromisso de uma gestão alinhada à diversidade das práticas psicológicas, a Gestão Frente em Defesa da Psicologia RS (2019/2022) elaborou este protocolo que objetiva assegurar as condições mínimas de segurança para o desempenho dos atendimentos durante esse período.

O material é uma orientação técnica e deverá ser utilizado nos casos de atendimento presencial autorizados pelas autoridades sanitárias e previstos em lei. O CRPRS entende que o retorno às atividades presenciais, quando autorizado pelas autoridades locais, deve seguir um planejamento rigoroso em suas ações, garantindo, sempre, o trabalho seguro, tanto das/os trabalhadoras/es quanto das/os pacientes e usuárias/os dos serviços psicológicos.

Ler a edição


Guia de orientação para profissionais de Psicologia: atendimento on-line no contexto da COVID-19

 

A pandemia da COVID-19 trouxe a necessidade de psicólogas/os oferecerem auxílio à sociedade, com atendimentos on-line às pessoas em isolamento social ou às/aos profissionais que atuam no enfrentamento à doença. Diante da angústia, medo e sofrimento psíquico provocado pelo atual cenário, a Psicologia tem o compromisso e a responsabilidade com o bem-estar público e social, como expresso no Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o.

Compreendendo e se sensibilizando com os diferentes movimentos que reafirmam o compromisso e a responsabilidade social da Psicologia, o CRPRS lança o "Guia de orientação para profissionais de Psicologia: atendimento on-line no contexto da COVID-19”, material construído a partir de perguntas e respostas, considerando as diferentes experiências que estão sendo implementadas no cenário nacional e as principais questões que são encaminhadas à Área Técnica do CRPRS.

As orientações foram embasadas em publicações legais disponíveis nos sites do CRPRS e do CFP, numa iniciativa das Comissões de Processos Clínicos e Psicossociais, Orientação e Fiscalização, Ética, Direitos Humanos, Formação e Comunicação, além da Área Técnica do CRPRS.

Ler a edição






A Psicologia na promoção dos Direitos Humanos: transversalizando fazeres e saberes

Em seus 21 anos de existência, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul tem se consolidado como um espaço ético e imperativo em relação à promoção da dignidade humana e da preconização das liberdades fundamentais nas discussões que interseccionam Psicologia e Direitos Humanos, debatendo temáticas como relações raciais, sistema prisional, gênero e sexualidade, violências de Estado e política de drogas. Neste ebook estão reunidos textos que são fruto dessas discussões.

 

Ler a edição




| 1 | 2 | Última página
Total de 30 registros

SEDE - PORTO ALEGRE

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.


SUBSEDE SERRA - CAXIAS DO SUL

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.

SUBSEDE CENTRO-OESTE - SANTA MARIA

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.


SUBSEDE SUL - PELOTAS

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.