O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) inicia em 25/06 a primeira rodada das Rodas de Orientação Territorializadas com a Gira Psi – Atuação da Psicologia no Contexto de Emergências e Desastres. A iniciativa está sendo organizada em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS).
O objetivo é orientar psicólogas/os que fazem parte das equipes multiprofissionais de Saúde dos municípios atingidos pelas enchentes e profissionais que estão sendo convocadas/os a atuar por meio da publicação da Portaria Secretaria Estadual da Saúde (SES) 300/24, que autorizou o repasse extraordinário de recursos financeiros da Secretaria Estadual de Saúde para a contratação de equipes multiprofissionais.
Foram definidos sete municípios para sediar as Rodas de Orientação Territorializadas, sendo dois encontros em cada território, contemplando 19 Regiões e 98 municípios. A expectativa é orientar cerca de 300 psicólogas/os.
O CRPRS será responsável pelas equipes de orientação. Caberá ao Estado e aos Municípios a indicação das/os profissionais e a viabilização de suas participações.
Na primeira rodada da Gira Psi – Atuação da Psicologia no Contexto de Emergências e Desastres serão abordados os seguintes assuntos:
- Arcabouço jurídico-político, políticas de saúde mental, AB e legislação sobre desastres; controle social e espaços de pactuação CIR, CIB, CIT; instrumentos de gestão.
- Conceitos da Saúde Mental Coletiva - de onde partimos para cuidar em saúde mental e o papel da Psicologia; Atenção Psicossocial nos Desastres.
- Trabalho em rede e em linha de cuidado - PCP, acolhimento, classificação de risco e cuidado.
- RAPS e intersetorialidade - grupo condutor da RAPS - necessidade de comunicação, registro, comando único para o enfrentamento da crise e pactuação entre atores e organização do trabalho.
- Interseccionalidade e determinantes sociais de saúde
- Planejamento Estratégico
- Ferramentas da itinerância e do cuidado - trabalho com grupo, acolhimento, AT, RD, ativador de rede, VD, busca ativa, usuário-guia, matriciamento, PTS, classificação de risco, tecnologia leve, leve-dura, dura, cuidado em ato.
- Perdas e lutos
- Cuidado com o trabalhador - educação permanente
- Tarefa: partindo do diagnóstico do território e da rede, construir um planejamento de ações efetivas
- Metodologia ativa de trabalho - teórico-prática, partindo de casos e cenas do cotidiano para trabalhar os diferentes conteúdos.
A segunda rodada acontece de 16 a 25/07 e terá como objetivo oferecer supervisão clínico-institucional com a realização de seminário de apresentação do diagnóstico e ações desenvolvidas para o cuidado em território.
Psicólogas/os que estão atuando nos Serviços de Saúde dos municípios atingidos pelas enchentes e que tiverem interesse em participar das Rodas Territorializadas deverão entrar em contato com suas/seus gestoras/es.
Confira cronograma e cidades:
Profissionais convocadas/os por seus municípios para participar da atividade têm sua vaga garantida e deverão fazer Inscrição apenas no dia, no local do evento, a fim de garantir a emissão do certificado de participação. Demais profissionais interessadas/os podem participar desde que ainda haja vaga, mediante inscrição na modalidade 'Inscrição psicólogas/os em geral'.
Primeira Rodada
- 25/06 – Triunfo (Rua Marino Josetti de Almeida, 252, Centro) -
https://x.gd/OJp75- 26/06 – Porto Alegre (Sede CRPRS - Av. Protásio Alves, 2854, Petrópolis) -
https://x.gd/WVlRm- 27/06 – Santa Maria (Rua Venâncio Aires, 2035, Centro) -
https://x.gd/33Bq9- 28/06 – Pelotas (Auditório do Moinho Office - Av. Dom Joaquim, 1515, portaria B, 7º andar, Três Vendas) -
https://x.gd/6H5KB- 01/07 – Caxias do Sul (Subsede Serra - Rua Coronel Flores, 749, São Pelegrino) -
https://x.gd/7uQPp- 02/07 – Serafina Corrêa (Centro de Convivência Luiz Bianchet - Rua Salete, 1591, Gramadinho) -
https://x.gd/SmS4T - 04/07 – Taquara (FACCAT - Av. Oscar Martins Rangel, 4500, Fogão Gaúcho) -
https://x.gd/G1h3AProgramação:
9h às 9h30: Abertura Oficial
9h30 às 10h: Apresentações
10h às 12h: Pluri-conexões concentuais
12h às 14h: Intervalo
14h às 15h: Relato de experiência e debate
15h às 16h: Exercícios dirigidos
16h às 17h: Conversação sobre metodologia ativa