O Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o foi aprovado em 2005, a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania. O processo ocorreu ao longo de três anos, em todo o país, com a participação direta das/os psicólogas/os e aberto à sociedade.

Baixe o arquivo com o Código de Ética (PDF - 63 kb)



Conheça os princípios fundamentais do Código de Ética

  • A/O psicóloga/o baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiada/o nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos;
  • A/O psicóloga/o trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão;
  • A/O psicóloga/o atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural;
  • A/O psicóloga/o atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática;
  • A/O psicóloga/o contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão;
  • A/O psicóloga/o zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada;
  • A/O psicóloga/o considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

SEDE - PORTO ALEGRE

Av. Protásio Alves, 2854/301
CEP: 90410-006
crprs@crprs.org.br
Em função da pandemia da Covid-19, estão suspensos os atendimentos presenciais.
(51) 3334.6799
Atendimento telefônico (para demandas dos setores de Cadastro, Cobrança e Área Técnica) nos seguintes horários:
Segunda a sexta-feira das 10h às 16h30
Clique aqui e veja outras formas de contato.

SUBSEDE SERRA - CAXIAS DO SUL

Rua Cel. Flores, 749/505
CEP: 95034-060
caxias@crprs.org.br
Em função da pandemia da Covid-19, estão suspensos os atendimentos presenciais.
(54) 3223.7848
Atendimento telefônico:
Segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 13h às 16h30
Clique aqui e veja outras formas de contato.

SUBSEDE CENTRO-OESTE - SANTA MARIA

Rua Mal. Floriano Peixoto, 1709/401
CEP: 97015-373
santamaria@crprs.org.br
Em função da pandemia da Covid-19, estão suspensos os atendimentos presenciais.
(55) 3219.5299
Atendimento telefônico:
Segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 13h às 16h30
Clique aqui e veja outras formas de contato.


SUBSEDE SUL - PELOTAS

Rua Barão de Santa Tecla, 583/406
CEP: 96010-140
pelotas@crprs.org.br
Em função da pandemia da Covid-19, estão suspensos os atendimentos presenciais.
(53) 3227.4197
Atendimento telefônico:
Segunda a sexta-feira das 10h às 13h e das 14h às 16h30
Clique aqui e veja outras formas de contato.