A atividade, promovida pelos Núcleos de Psicologia Organizacional e do Trabalho e de Educação da Subsede Serra, tem o objetivo de refletir sobre o atual cenário educativo regional, o papel da equipe diretiva nesse contexto e a importância da capacitação para a gestão escolar. A partir disso, o encontro busca orientar sobre a importância da Psicologia na Educação, bem como seu papel, função e contribuições das/os profissionais nesse âmbito.
Programação
• 18h30 - Credenciamento
• 18h45 - Abertura oficial
• 19h às 19h30 - O cenário atual das escolas públicas: desafios e possibilidades.
• 19h30 às 19h45 - Espaço para debate
• 19h45 às 20h15 - O papel da equipe diretiva nas instituições de ensino e a necessidade de capacitação.
• 20h15 às 20h30 - Espaço para debate
• 20h30 às 21h - Implicações do estilo ou perfil de liderança no contexto escolar: funcionárias/os, professoras/es, alunas/os e comunidade - contribuições da Psicologia
• 21h às 21h15 - Espaço para debate
• 21h15 às 21h45 – Encerramento
Convidadas/os
• Sônia Rossetti: Graduada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul, especialização em Terapia Familiar e especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. É psicóloga da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, atuando na Secretaria de Educação como psicóloga escolar, e é professora no curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera. Tem experiência na área de Educação e da Saúde.
• Neiva Maria Michelon de Oliveira: Graduada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul, didata da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG), especialista em Gestão Empresarial pela FGV, formação em coaching executivo organizacional com base ontológica. É docente da SBDG e da UCS, diretora da Crescer Desenvolvimento Organizacional. Tem experiência em consultoria de empresas públicas e privadas, incluindo atividades nos vários níveis organizacionais com foco em processos grupais, sucessão de empresas familiares e coaching executivo.
• Nilda
Stecanela: Doutora e mestre em educação pela UFRGS, desenvolveu a pesquisa de
tese: "Jovens e cotidiano: trânsitos pelas culturas juvenis e pela
escola da vida", tomando a dimensão não-escolar da educação em diálogo
entre a sociologia da educação e da juventude.É professora aposentada da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul onde atuou como professora, diretora e coordenadora
pedagógica, além da gestão nas políticas educacionais locais. É docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o
Observatório de Educação da UCS. Desenvolve
projetos de pesquisa tendo as políticas educacionais da Serra Gaúcha como
cenário investigativo, observando o cotidiano das instituições educativas, a
formação e a atuação docente, numa dimensão histórico-cultural, nos recortes de
gênero e geração.
Evento aberto a psicólogas/os, estudantes de Psicologia, equipe diretiva de instituições públicas de educação municipais e estaduais.
Apoio da FSG - Centro Universitário da Serra Gaúcha.