Vídeos

O trigésimo episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações das psicólogas Marina de Pol Poniwas, Geovana da Silva Ferreira e Lívia Caldieraro de Souza. A mediação da roda é da conselheira Eliana Sardi Bortolon e a colaboração nas locuções do conselheiro Ademiel de Sant'Anna Junior. A apresentação é de Leocádia Costa.

Programa de 16/02/2023

Tema: Gordofobia

Convidadas: Daniela Pereira da Costa de Menezes (CRPRS 07/31258), formada pela Unisinos com ênfase em Práticas Sociais e Institucionais, conselheira do CRPRS, experiência em Psicoterapia, Coordenação de Grupos, Redução de Danos, Estratégias de Cuidados às Pessoas em Vulnerabilidade Social, pesquisadora e militante da Luta Anti-Gordofobia; e da psicóloga clínica Vanessa Branco (CRP 07/29073), mulher gorda, branca, bissexual, periférica, mestra e doutoranda em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS), autora de narrativas ficcionais sobre o encontro dos corpos gordes com a cidade.

Mediação: psicóloga Ayanna de Campos Bueno (CRP 07/29844), yalorixá e presidenta da Comissão Gestora da Subsede Sul.

O vigésimo nono episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações das psicólogas Ariádini de Andrade dos Santos, Bruna da Silva Osório Pizarro, Vanessa Solis Pereira e Maíra Brum Rieck. O psicólogo Gabriel Rovadoschi Barros media a Roda de Conversa. Nas locuções, temos a colaboração do conselheiro Diego Gonçalo Moraes Gomes. A apresentação é de Leocádia Costa.

Programa de 12/01/2023

Tema: Mês da visibilidade trans: marcos históricos e conquistas da população trans brasileira

Convidadas: Vincent Pereira Goulart (CRP 07/30689), mestre e doutorando em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), conselheiro no Conselho Regional de Psicologia do RS, membro do Comitê Técnico de Saúde LGBT do RS – SES/RS, fez parte da equipe de implementação do Ambulatório T de Porto Alegre/RS e é ativista social pela coletividade de pessoas trans, negras e de terreiro; e da presidenta da Igualdade RS, associação de travestis e tranxesuais do Rio Grande do Sul, Marcelly Malta Lisboa, também vice-presidenta da Rede Trans do Brasil e vice-presidenta do Conselho LGBT do RS e representante do Brasil da Rede Trans da Latina Americana do Caribe .

Mediação: Ayanna de Campos Bueno (CRP 07/29844), yalorixá e presidente da Comissão Gestora da Subsede Sul.


O vigésimo oitavo episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca”, "Arte Psi”, Psi, o quê?” e "Roda de Conversa”, com as participações das convidadas, Camila Dutra dos Santos, Cristiane Feijó Corrêa e Caroline Rodrigues Ferreira. Além disso, contamos com a colaboração de Miriam Cristiane Alves, nas locuções e de Ademiel de Sant'Anna Junior, na mediação. A apresentação é de Leocádia Costa.

Tema: Vozes Negras: contribuições do CRPRS para o mês da Consciência Negra

Convidadas: Ademiel de Sant'Anna Junior (CRP 07/22834), presidente da Comissão de Processos Clínicos e Psicossociais, músico, poeta, integrante da comunidade de terreiro. Mestre e Doutorando em Psicologia Social e Institucional da UFRGS, especialista em Direitos Humanos Saúde e Relações Raciais da ENSP-FIOCRUZ e integrante do Coletivo Adinkra de Saúde Mental & Relações Raciais e da psicóloga clínica e presidente da Comissão de Relações Étnicos Raciais, Camila Dutra dos Santos (CRP 07/28426), mestranda em Psicologia Social e Institucional da UFRGS, especialista em Saúde da Família e da Comunidade e Sexualidade, do GHC e da Faveni.

Mediação: Miriam Cristiane Alves (CRP 07/24471), vice-presidente do CRPRS, professora do curso de Psicologia da UFPel e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

O vigésimo sétimo episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações das psicólogas  Thaíse Mendes Farias e Priscila Góre Emílio e do psicólogo Rafael Antônio Carneiro. O conselheiro Jean Von Hohendorff media a roda de conversa e nas locuções temos a colaboração do conselheiro Diego Gonçalo Moraes Gomes.  A apresentação é de Leocádia Costa.

Programa de 10/11/2022

Tema: Psicologia e Infâncias: O que é ser criança?

Convidadas/os: Milena da Rosa Silva (CRP 07/10049), mestra em Psicologia do Desenvolvimento, doutora em Psicologia pela UFRGS. Coordenadora do PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura, pesquisadora membro do GT Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos da ANPEPP e coordenadora do núcleo de estudos em Psicanálise e Infâncias da UFRGS e do psicólogo Diogo Gustavo Moraes Gomes (CRP 07/20251), graduado pela Ulbra Santa Maria, pós graduando em Terapia Cognitiva Comportamental. Atuação em clínica privada com viés cognitivo comportamental, possuindo cursos de aprimoramento para atendimento de pessoas com TEA.

Mediação: Diego Gonçalo Moraes Gomes (CRP 07/21842), conselheiro do CRPRS, graduado pela Faculdade Integrada de Santa Maria, formação em terapia sistêmica de famílias e casais. Atuação em clínica privada com viés sistêmico-psicodinâmico de famílias, casais e psicoterapia individual adulto.

O vigésimo sexto episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações das psicólogas Patrícia Sandri, Iara Bravo e Priscila Góre Emílio. A conselheira Fabiane Konowaluk Santos Machado media a Roda de Conversa e o conselheiro Ademiel de Sant'Anna Júnior colabora nas locuções. A apresentação é de Leocádia Costa.

O vigésimo quinto episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", "Psi, o quê?" e  "Roda de Conversa”, com as participações do psicólogo Pedro Henrique Machado e da psicóloga Tárcia Davoglio e da educadora inclusiva Jéssica Borges. Na mediação da Roda, contamos com a participação da conselheira Luciana Fossi e nas locuções, com a colaboração de Nádia Miola nas locuções. A apresentação é de Leocádia Costa.

Programa de 15/09/2022

Tema: Psicologia, Educação e Relações Raciais: desafios no enfrentamento ao racismo na escola

Convidadas: Maria Conceição Costa (CRP 02/10078), coordenadora geral da Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/res - Anpsinep, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - Linha de Pesquisa: Práticas Psicológicas Clínicas e Demandas Sociais Contemporâneas (UNICAP) e mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (UFPE/2010); e da psicóloga clinica Liziane Guedes da Silva Psicóloga (CRP 07/29279), sócia fundadora do Instituto Estrela Preta - IEP, Professora na Uniritter e doutoranda em Psicologia do Programa Pós-graduação Psicologia (UFRGS).

Mediação: Thaise Mendes Farias, colaboradora da Subsede Sul do CRPRS, coordenadora do Núcleo de Processos Clínicos e Psicossociais da Subsede Sul do CRPRS



O vigésimo quarto episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRPDestaca" e  "Roda de Conversa”, com as participações das Presidentas do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega e do Conselho Regional de Psicologia do RS, Ana Luiza de Souza Castro. Na mediação desse bate-papo, contamos com a participação da conselheira Roberta da Silva Gomes e nas locuções, Eliana Sardi Bortolon. A apresentação é de Leocádia Costa.

Programa de 18/08/2022

Tema: 60 anos da Psicologia: conquistas e desafios futuros

Convidadas: Fabiane Konowaluk Santos Machado (CRP 07/08713), especialista em Psicologia jurídica e perícia psicológica e conselheira Presidente das Comissões de Avaliação Psicológica e de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRPRS, e da psicóloga psicanalista Marina Medeiros Pombo (CRP 07/20844), mestranda no PPG Psicanálise: Clínica e Cultura UFRGS.

Mediação: Thaise Mendes Farias, colaboradora da Subsede Sul do CRPRS, coordenadora do Núcleo de Processos Clínicos e Psicossociais da Subsede Sul do CRPRS.

Para marcar as comemorações do Dia da/o Psicóloga/o e dos 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil, o CRPRS promove na terça-feira, 16/08, às 19h30, o evento "60 anos da Psicologia: produzir e resgatar histórias para construir o futuro que queremos!”.

A atividade, que será transmitida on-line pelo Canal do CRPRS no YouTube, será mediada pela conselheira presidenta do Conselho, Ana Luiza de Souza Castro (CRP 07/03718), e terá a presença de quatro psicólogas convidadas que destacarão suas diferentes trajetórias e o que esperam do futuro da profissão. A ideia do evento é mostrar a evolução da atuação profissional ao longo desses 60 anos, questionando, adaptando e fortalecendo o exercício profissional pautado na diversidade e na valorização dos direitos humanos.

Conheça as convidadas:

Céu Silva Cavalcanti (CRP 05/57816)
Psicóloga Clínica, doutoranda em Psicologia pela UFRJ. Conselheira do CRPRJ. Integrante da diretoria nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos da Trans-homocultura (ABETH) e integrante da Articulação Nacional de Psicologues Trans (ANP Trans).

Sandra Fagundes (CRP 07/1644)
Psicóloga, psicanalista, mestre em Educação, professora convidada da Residência Integrada de Saúde Mental Coletiva da UFRGS e do Mestrado em Saúde Mental da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Ex-Secretária do Estado do Rio Grande do Sul.

Maria Luiza Pereira de Oliveira (CRP 07/04234)
Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, Violência Doméstica e em Ética e Educação em Direitos Humanos, mestre em Saúde Coletiva e doutoranda em Psicologia Social e Institucional. Pesquisadora do campo da saúde da população negra e das relações raciais, de gênero e sexualidade. Integrante do Coletivo Adinkra e da Articulação Nacional de Psicólogas(os) e Pesquisadoras(es) de Relações Raciais e Subjetividades – ANPSINEP. É psicóloga clínica e psicóloga hospitalar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Thaíse Mendes Farias (CRP 07/28216)
Psicóloga Clínica, especialista em Psicologia e Sexualidade, mestre em Ciência Política, doutoranda em Psicologia Clínica. Coordenadora do Núcleo de Processos Clínicos e Psicossociais da Subsede Sul do CRPRS.


A Comissão Regional Eleitoral do CRPRS promove na terça-feira, 09/08, às 20h, evento on-line de apresentação das propostas da chapa "Frente em Defesa da Psicologia RS”, concorrente à gestão do CRPRS nas Eleições 2022. A atividade será transmitida pelo Canal do CRPRS no YouTube.

Integrantes da chapa irão apresentar propostas de ações relacionadas a diferentes áreas da Psicologia como psicoterapia, avaliação psicológica, políticas públicas, direitos humanos e relações raciais.

As Eleições no Sistema Conselhos de Psicologia acontecem das 8 horas do dia 23 de agosto até às 17 horas do dia 27 de agosto de 2022, pelo site https://eleicoespsicologia.org.br. O voto é secreto, pessoal, intransferível e obrigatório, sendo facultativo somente para psicólogas/os com idade a partir de 65 anos. Para votar é preciso estar com dados de cadastro atualizados e em dia com as anuidades do CRP até o ano de 2021. Acesse crprs.org.br/eleicoes e saiba mais.  

A participação de todas/os as/os psicólogas/os nesse processo democrático é de suma importância para o futuro da Psicologia. É o voto da categoria que definirá as/os responsáveis por conduzir as ações e políticas relacionadas à profissão nos próximos três anos, com base nas deliberações do 11º Congresso Nacional da Psicologia.

Acompanhe a atividade e participe das Eleições 2022!   


8h30 às 10h: Mesa Redonda Formação em Avaliação Psicológica: desafios e possibilidades - Joice Dickel Segabinazi (PUCRS – CRP 07/18788), Vivian Lago (UNISINOS – CRP 07/14275), Lisandre Matte (Cesuca – CRP 07/06299)
Mediadora: Valéria Gonzatti (CRP 07/14239) 

10h30 às 12h: Mesa Redonda Inovação e Tecnologia em Avaliação e Reabilitação (Jogos Eletrônicos como forma de avaliação, Reabilitação Neuropsicológica com Uso de Tecnologias) - Na Prática Clínica - Sabrina Barroso (UFTM - CRP 04/22252), Marina Yates (PUCRS – CRP 07/24987) e Valéria Gonzatti (PUCRS - CRP 07/14239)
Mediadora: Ana Carolina Peuker (CRP 07/11084) 
13h30 às 14h30: Avaliação e reabilitação neuropsicológica pós-covid (adulto e idoso) (consequências da pandemia na vida das pessoas, de que forma avaliar) - Tainá Rossi (CRP 07/28983) e Neusa Chardosim (CRP 07/01976)

Mediadora: Simone Courel (CRP 07/17831) 
17h45 às 18h15: Encerramento - Momento atual da avaliação: aspectos éticos, práticos e pandêmico  - Fabiane Machado (CRP 07/12627) e Flávia Cardoso de Mattos (CRP 07/15863

Mesa de abertura - Conferência magna - Irani Argimon (PUCRS – CRP 07/01211) e Ana Luiza Castro (CRPRS – CRP 07/03718)
Avaliação Psicológica durante a Pandemia: O que Aprendemos e Quais Desafios e Perspectivas (voltada para a prática) - Denise Yates (UFRGS – 07/14662) e Sabrina Martins Barroso (UFTM – CRP 04/22252)

Mediadora: Fabiane Machado (CRP 07/12627)

Na terça-feira, 26/07, a Comissão de Direitos Humanos do CRPRS promoveu a segunda edição do seminário "O que é Segurança?”, desta vez para debater como os diferentes corpos são atravessados pela segurança. 

Conheça as/os convidadas/os:
Mediação: Maynar Vorga, CRP 07/18812 - Conselheira CRPRS
Mestre e Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Especialista em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS. Conselheira do CRPRS, Coordenadora do Núcleo do Sistema Prisional. Técnica Superior Penitenciária – Psicóloga na Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), atuando no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico na perspectiva da desinstitucionalização.

- Fernanda Silva de Almeida, CRP 07/21229 - Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE RS)
Graduada em Psicologia pela PUCRS, através do ingresso como bolsista pelo Prouni, Especialista em Saúde da Família e Comunidade pela RIS/GHC; Realizou o percurso em Psicanálise pela APPOA.É associada da ONG Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos e compõe o coletivo de JMC's da ONG, com curso em Educação Jurídica Popular. Atualmente trabalha como psicóloga analista da Fase/RS.

- Marcos Vesolosquzki - Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul)
Indígena do povo kaingang, bacharel em direito.Assessor da Fundação Luterana de Diaconia/COMIN, assessor jurídico da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul).

O vigésimo terceiro episódio do CRPcast apresenta o quadro  "CRPDestaca", "Arte Psi", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações de Doris Rabelo, Ana Paula Lourenço, Antonieta Lopes Bridi e  Luciane Toss. A conselheira Cristina Schwarz media a roda de conversa e a conselheira Luciana Fossi colabora nas locuções. A apresentação é de Leocádia Costa.

O vigésimo segundo episódio do CRPcast apresenta o quadro  "Roda de Conversa”, com as participações das psicólogas Eliana Sardi Bortolon, Thaíse Mendes Farias e Daniela Menezes, integrantes da Frente em Defesa da Psicologia RS, que apresentam as propostas da chapa para a categoria. Na mediação desse bate-papo, contamos com a participação do presidente da Comissão Regional Eleitoral, o psicólogo Ricardo Cabral da Silva. A apresentação é de Leocádia Costa.


Primeira página| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | Última página
Total de 304 registros

SEDE - PORTO ALEGRE

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.


SUBSEDE SERRA - CAXIAS DO SUL

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.

SUBSEDE CENTRO-OESTE - SANTA MARIA

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.


SUBSEDE SUL - PELOTAS

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.