O dia 14 de abril é o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. Esta data foi eleita pelo Sistema Conselho de Psicologia para mobilização dos psicólogos para a Política que vem sendo construída nos últimos anos em prol de inclusões de diversos grupos de pessoas que foram alijadas do processo educacional. Em novembro de 2005 a UNESCO publicou um Relatório informando que 771 milhões de pessoas com mais de 15 anos de idade não possuem habilidades básicas de leitura, escrita e de cálculo. Registre-se que 75% vivem em 12 países, e dentre eles, o Brasil ocupa 71º lugar em qualidade de educação e o 85º em relação ao número de crianças que chegam até a 5ª série.
É urgente a transformação deste cenário. A educação de qualidade para todas as pessoas indistintamente, é uma tarefa coletiva que exige esforços de toda a sociedade. O psicólogo enquanto ator social deve ser protagonista de um projeto de educação e de escola comprometida com a formação de cidadãos, portanto sua práxis deve se nortear pela necessidade de:
- Garantia de acesso, permanência e conclusão de uma educação de qualidade.
- Melhoria das condições de ensino – aprendizagem.
- Respeito e valorização das diferenças por meio de investimentos dos diversos segmentos da sociedade.
- Apoio às necessidades educacionais dos alunos, sobretudo daqueles que apresentam características físicas, psicológicas, sociais e culturais distintas do grupo de referência.
- Construção de políticas sociais que garantam o direito à Educação de Qualidade.
CREPOP
O Crepop - Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas - dá início ao processo de referenciação das práticas profissionais dos(as) psicólogos(as) que atuam em Programas de Educação Inclusiva. O objetivo é construir coletivamente as referências técnicas para uma competente atuação profissional nas políticas públicas brasileiras. Se você atua em Programas de Educação Inclusiva e tem interesse em participar da pesquisa, clique no link abaixo.
Para fins de divulgação, o CREPOP terá a sua reunião ampliada no dia 17 de abril, que contará com a presença das psicólogas Neusa Guareschi e Maria da Graça Jacques, profissionais com reconhecida inserção na área e expressiva contribuição em diferentes fóruns nacionais que realizam interface com o tema, exemplo ABEP.
O objetivo dos encontros ampliados é dialogar com a categoria sobre as diferentes intervenções no campo da educação, garantir espaço para troca de experiências e propor desdobramentos que signifiquem cada vez mais a consolidação deste debate e possíveis ações concretas neste Conselho.
A médio prazo devem garantir,durante a semana do Psicólogo, que este tema seja uma das pautas centrais do evento, já sinalizando o encontro de 2009.