No dia de celebração da Declaração Universal de Direitos Humanos, o CFP reafirma seu compromisso na promoção e defesa dos direitos humanos, chamando a atenção da categoria para a importância do exercício profissional como propulsor de transformações, em especial na atual conjuntura de graves ataques aos direitos mais básicos da população.
Racismo, violência policial, discurso de ódio, desmonte nas políticas públicas, retrocesso no acesso aos direitos.
São inúmeras situações de violações de direitos humanos vividas cotidianamente, principalmente pela população negra e de baixa renda, como no episódio de violência policial em Paraisópolis, que deixou nove jovens mortos e 12 feridos.
A Psicologia não irá se calar diante destas barbaridades. A proteção universal aos direitos humanos deve ser o nosso norte.
> Assista ao vídeo do CRPRS
A atuação da Psicologia deve se fundamentar na perspectiva da defesa dos direitos humanos, independentemente da área de atuação. Você sabe o que são direitos humanos e como compreendê-los em nosso fazer? Como nossas práticas cotidianas podem promover direitos, e como elas podem violá-los? Essas são questões abordadas neste vídeo introdutório à perspectiva de direitos humanos realizado pelo CRPRS para fomentar esta reflexão.
Assista ao vídeo com as conselheiras Cristina Schwarz e Roberta da Silva Gomes no Instagram do CRPRS pelo IGTV.
Informações: Conselho Federal de Psicologia