No dia 10 de dezembro comemoramos a Promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1948. O documento constitui-se de trinta artigos e estipula que “toda pessoa tem direitos a que se estabeleça uma ordem social e internacional na qual os direitos e liberdades proclamados nesta Declaração se façam plenamente efetivos”.
O dia dos Direitos Humanos é uma ocasião para prestarmos tributo à promoção das igualdades e o desenvolvimento sustentável, impedindo os conflitos e as violações de direitos humanos inclusive garantindo a participação nos processos democráticos, tendo em vista uma sociedade na qual todos os direitos sejam valorizados e realizados.
Esta data é uma oportunidade para que juntos façamos com que esses direitos se tornem realidade, que sejam conhecidos, compreendidos e que saibam que a Declaração existe e, de que há muito que se fazer para que sejam uma realidade para todos. Os direitos humanos são conquistas resultantes de muitos esforços de diversas culturas e civilizações e de uma sociedade que hoje enfrenta desafios como a pobreza, as pandemias, o terrorismo, a discriminação e a desigualdade entre homens e mulheres.
Cada um de nós desempenha um papel importante na construção do mundo que esteja à altura do legado da Declaração Universal dos Direitos Humanos: um mundo onde se respeitem a dignidade, a liberdade e os direitos inalienáveis de todos.
Façamos tudo o que estiver em nosso poder para assegurar que nossa sociedade. Compreenda e respeite profundamente os direitos humanos, as liberdades fundamentais e a dignidade de todos os seres humanos. Só assim teremos a implementação dos direitos humanos em nossa sociedade.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos fala da vida e do respeito que o ser humano deve ao ser humano.
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA