Engajar, em todas as regiões do planeta, indivíduos e organizações na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.
Esse é o objetivo da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que todos os anos, entre os dias 25/11 (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres) e 10/12 (Dia Internacional dos Direitos Humanos) mobiliza um conjunto de iniciativas para visibilizar o tema e construir estratégias de enfrentamento.
Mais uma vez, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) adere à campanha, orientado pelos princípios que regem o código de ética profissional da categoria.
Neste ano, o CFP preparou uma série especial de podcasts sobre Mulheres, Psicologia e Enfrentamento às Violências. O conteúdo é resultado dos diálogos realizados durante o Germinário promovido pelo CFP para debater o tema durante o 6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão (CBP), em novembro deste ano, em São Paulo.
O material debate sobre a Psicologia e as estruturas de gênero na sociedade, refletindo sobre a diversidade de pautas que atravessam a constituição das mulheres e questões que se apresentam no dia a dia da atuação da psicóloga.
De 25/11 a 10/12, os podcasts colocarão em diálogo temas relacionados a gênero, trabalho, política, saúde, questões raciais e muito mais!
Entre as especialistas convidadas, estão Valeska Zanello, professora do Departamento de Psicologia Clínica da UnB; Geíse Pinheiro Pinto, doutora em Psicologia Social da UFMG; Beatriz Brambilla, professora da PUC/SP; Glória Maria Machado Pimentel, psicóloga atuante no SUAS e conselheira diretora do CRP-BA; Laís Nicolodi, mestre e psicóloga pelo IP/USP; Darlene Silva Vieira Andrade, doutora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo/UFBA; Vanina Miranda da Cruz, psicóloga da Defensoria Pública da Bahia; Daniela Pedroso, psicóloga no Hospital Pérola Byington; Sofia Fávero Ricardo, psicóloga, doutoranda em Psicologia Social e Institucional/ UFRGS; Laura Almeida, psicóloga e coordenadora geral da Rede Dandaras; Nita Tuxá, psicóloga de Saúde indígena no DSEI/BA; Anne Bittencourt Santos e Silva, psicóloga e mestra em Estudos Interdisciplinares/UFBA; Paula Gonzaga, professora doutora da UFMG; Ana Paula de Andrade Lima Viana, do Grupo Curumins; e Gabriela dos Santos Silva da UFBA.
Também participaram dos debates as psicólogas Alessandra Almeida, Marina Del Poniwas, Marisa Helena Alves e Célia Zenaide – conselheiras do CFP.
Para acessar o conteúdo, acompanhe as redes sociais do Conselho Federal de Psicologia. Ouça aqui
Fonte: Conselho Federal de Psicologia.