Neste 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial, o CRPRS reforça que a exclusão jamais deve ser uma forma de cuidado para pessoas em sofrimento psíquico ou que façam uso abusivo de álcool e outras drogas.
Clique aqui para conferir a História em Quadrinhos inédita, produzida, especialmente para a data, pela ilustradora Sophia Andreazza. A iniciativa apresenta diferentes histórias de vidas, e mostra que marcadores sociais, como raça/etnia, aumentam ainda mais essa exclusão.
A Reforma Psiquiátrica abriu um campo de possibilidades e mudanças na forma de lidar com a loucura. A superação do manicômio, porém, nunca se efetivou de fato. Para além das estruturas físicas, com modelos de internação que persistem até hoje como é o caso das Comunidades Terapêuticas e Hospitais Psiquiátricos, a lógica manicomial existe também nas práticas de segregação e desumanização associadas ao aprisionamento e à exclusão das diferenças e de sujeitos considerados “indesejáveis’”.
Nos últimos anos, tem-se acompanhado o crescimento de políticas que adotam a segregação em espaços de confinamento como estratégia principal para o tratamento de pessoas em sofrimento psíquico e de usuários de álcool e outras drogas, sob novas (ou nem tão novas) roupagens. Marcadores sociais, econômicos e étnico-raciais são balizadores para o modelo de atendimento oportunizado, em que, não raramente, pretos e pobres são ainda mais excluídos do convívio com a sociedade, levados para lugares que aprisionam, como manicômios, prisões e comunidades terapêuticas, sob a justificativa do risco para si ou para a sociedade.
Projeção em Porto Alegre
Nesta terça-feira, 18/05, a partir das 18h, o CRPRS realiza uma projeção na fachada de prédio na elevada do túnel da Conceição, no centro de Porto Alegre, chamando a atenção da sociedade para o tema “Excluir não é cuidar – Vamos refletir para não repetir?”. Acompanhe mais detalhes da campanha pelas Redes Sociais do CRPRS.
Inserções em rádio e TV
Durante esta terça-feira, 18/05, haverá também inserções de mídia nos sites da GaúchaZH e Correio do Povo; spots nas rádios Gaúcha, Guaíba e Band FM; vídeo na RBS TV e inserções no Canal Você do Trensurb.