A data de 18 de maio entrou para a história brasileira por dois fatos distintos: um deles que feriu e o outro que afirmou Direitos Humanos. O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul manifesta-se pela importância de registrar esses acontecimentos, tendo em vista a função social da Psicologia como ciência e profissão, em defesa dos Direitos Humanos.
Em 1973, em Vitória, Espírito Santo, a menina Araceli, de oito anos, foi cruelmente assassinada após estupro. O fato chocou o país e, desde então, a data é relembrada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Anualmente, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promove atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes em nosso país.
Em 1987, em Bauru, São Paulo, o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Na data, marcamos a luta pela desconstrução da lógica manicomial que ainda se faz presente em alguns espaços de atenção em saúde mental e comemoramos os avanços conquistados em termos do tratamento em liberdade e com dignidade nos serviços substitutivos.
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul vem trabalhando pela garantia dos Direitos Humanos no campo da Saúde Mental e, nesse sentido, na efetivação dos preceitos da Reforma Psiquiátrica, como a desinstitucionalização, a abordagem psicossocial e a ampliação da capacidade de autonomia dos usuários e a desmistificação do sofrimento psíquico na sociedade.
Neste 18 de maio, reafirmamos essas bandeiras de luta e convidamos a sociedade a dizer NÃO a todas as formas de exclusão dos usuários de Saúde Mental. Afirmamos nosso compromisso com a categoria e a sociedade de luta pela consolidação da rede de atenção à saúde e pela garantia de condições de viva dignas aos usuários dos serviços de saúde mental.
Plenária de Conselheiros da Gestão ComPosição
Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul