Proteger meninas e meninos da violência sexual é um compromisso de toda a sociedade – e o Brasil tem uma data criada por lei para nos lembrar disso: 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 apontam que, ao longo da última década, quase 600 mil pessoas foram vítimas de estupro e estupro de vulnerável no Brasil, segundo os registros policiais.
Atento ao compromisso ético-político da Psicologia de promover cuidado integral e proteção de direitos, o CFP se une às mobilizações da campanha Faça Bonito. A iniciativa busca estimular denúncias e fortalecer a implementação de políticas públicas para o enfrentamento ao problema. A ação é coordenada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, com apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Nesta quinta-feira, 18/05, a conselheira do CFP e vice-presidenta do Conanda, Marina Poniwas, participa da solenidade realizada no Palácio do Planalto que marca a mobilização nacional pelo tema.
Se interessou pelo assunto? Conheça as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia