O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul participou em Santa Maria do 1º Seminário de Educação para o Trânsito realizado pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio do Programa de Educação e Segurança para o Trânsito – Educa Trânsito, vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) do município.
Na quarta-feira, 02/04, o membro do ativismo pedestre de Porto Alegre, Gonzalo Durán, falou por meio de um vídeo sobre como as cidades deveriam ser pensadas sob a ótica do pedestre. Na parte da tarde, os integrantes da Comissão de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Urbana, Lucio Fernando Garcia, coordenador da Área Técnica do CRPRS, e Carlos Tatsch, presidente do Instituto Zero Acidente, participaram de mesa redonda que debateu os temas meio ambiente, educação e cidadania no trânsito. Carlos destacou que a educação para o trânsito deve começar cedo, em casa, e se estender para escola, não se limitando ao momento em que o jovem prepara-se para tirar a carteira de habilitação, aos 18 anos. Para Lucio, o grande desafio da Comissão de Trânsito do CRPRS é estimular professores a tratar do tema trânsito como algo transversal. “Precisamos conscientizá-los de que pela educação, podemos mudar a realidade do trânsito. É fundamental que todo professor estimule seus alunos a pensar sobre o tema em todas as disciplinas da escola e suas atitudes no dia a dia. Só assim poderemos ter uma mudança de cultura e de comportamento das futuras gerações”, destacou Lucio.
Na quinta-feira, 03/04, o conselheiro do CRPRS, Ramiro Bürger Schönardie, e as colaboradoras da Subsede Centro-Oeste, Aline Bäumer e Graziela Negrini, apresentaram o vídeo “Atores no Trânsito” mostrando diferentes visões de todos que formam o trânsito: pedestre, motorista, ciclista, motociclista.