Em 29 de agosto de 1996 acontecia o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE) e, desde então, marca-se a data com manifestações pela visibilidade de mulheres lésbicas.
Neste dia, a Psicologia reafirma seu compromisso com uma atuação psi que combata a patologização das vivências de mulheres lésbicas. Este compromisso está detalhado na Nota Técnica sobre a Resolução CFP 01/1999, publicada em 2021, na qual é resgatada a importância histórica dessa orientação que veda qualquer forma de intervenção psi que legitime a normatividade compulsória da vivência cis-heterossexual.
A caminhada de nossa profissão pelo enfrentamento à lesbofobia só se dá pelo aprendizado contínuo com os movimentos sociais. Por isso, compartilhamos a agenda de luta alusiva ao Dia da Visibilidade Lésbica:
- 27/08, às 19h, no bar Venezianos, em Porto Alegre - abertura da exposição fotográfica “Histórias lésbicas de Porto Alegre”
A exposição marca os 15 anos de atividades pela visibilidade lésbica na travessa e fica disponível para visitação até o dia 23 de setembro. Organizado por Jornada Lésbica Feminista Antirracista, ONG Outra Visão, Coletivo Virgínias, União Nacional LGBT, Marcha Mundial Das Mulheres RS, Rede Lésbi Brasil, Rede Sapatà - LésBIcas Negras, Mosaicos Feministas, Movimento Olga Benario RS e Núcleo de Diversidade Sexual do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU no RS (Sintrajufe/RS).
- 28/08, às 19h30, via Google Meet - Sarau da Visibilidade Lésbica
Organizado pelo Grupo Visibilidade Lésbica de Santa Maria e com objetivo de reunir diversas linguagens artísticas de lésbicas da cidade.
- 29/08, às 15h, transmissão pelo YouTube do Lesbocenso - Lançamento do LesboCenso Nacional
O LesboCenso quer delinear o perfil sociodemográfico de lésbicas e sapatão, reunindo informações sobre trabalho, educação, violências, saúde, relacionamentos, relações familiares e redes de apoio.
- 29/08, às 17h, através da página de Facebook da Jornada Lésbica Feminista Antirracista - Vivências lésbicas e conjuntura política em tempos de pandemia.
Roda de conversa sobre conjuntura política com apresentações artísticas organizada por Jornada Lésbica Feminista Antirracista, ONG Outra Visão, Coletivo Virgínias, União Nacional LGBT, Marcha Mundial Das Mulheres RS, Rede Lésbi Brasil, Rede Sapatà - LésBIcas Negras, Mosaicos Feministas, Movimento Olga Benario RS e Núcleo de Diversidade Sexual do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU no RS (Sintrajufe/RS).