A conselheira Bruna Osório participou da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC) que aconteceu em Brasília de 04/11 a 07/11. Bruna foi eleita delegada para representar o segmento dos Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas. O CRPRS integrou a Comissão Organizadora por acreditar na importância da participação da categoria para a construção de uma política pública que, de fato, esteja comprometida com a prevenção das emergências e desastres, invertendo a lógica de atuação nessas situações que geralmente acontece somente após a ocorrência das tragédias.
A Conferência Estadual foi realizada no Rio Grande do Sul em maio e reuniu representantes de 300 municípios gaúchos. Na ocasião, 850 delegados debateram as propostas provenientes das etapas municipais e elegeram 80 representantes do Rio Grande do Sul.
Emergências e Desastres
O tema das emergências e desastres vem sendo discutido pelo Conselho Federal de Psicologia em Comissão Especial, que reúne profissionais implicados com o tema de várias regiões.
Durante a Conferência, os/as psicólogos/as levantaram alguns pontos de ação da Psicologia, como: protagonismo de pessoas afetadas; integração de Políticas Públicas; participação social; profissionalização; garantia de que as diferenças humanas sejam vistas de formas diferentes. Os profissionais da Psicologia também refletiram sobre o momento que a temática está tomando no país e como a Psicologia vem se posicionando.
Mobilização pelas 30 horas
Na quarta-feira, 05/11, psicólogos participantes da Conferência realizaram ato em Brasília pela sanção da Lei 3338/2008, que estabelece a carga horária de psicólogos (as) em 30 horas semanais sem redução salarial. Os manifestantes se reuniram em frente ao Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes, e fizeram uma caminhada até o gramado em frente ao Congresso Nacional. A conselheira Bruna Osório participou do ato representando o CRPRS.
Mais informações sobre a CNPDC em http://www.2cnpdc.mi.gov.br.