A 3ª Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece em Porto Alegre de hoje 05/06, até sábado 07/06. No evento, se reúnem delegados eleitos nas Conferências Macrorregionais para discutir e votar propostas, assim como eleger delegados que irão para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora que será realizada em Brasília de 10 a 13 de novembro de 2014. As conselheiras do CRPRS Cristiane Pegoraro e Simone Bampi participam da conferência como delegadas.
Durante o evento, também acontecem mesas temáticas, com o objetivo de trazer subsídios para as discussões dos grupos de trabalho. A mesa “Diagnóstico da Situação da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, contou com a participação de Fabio Kali, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVES/RS), Gerson Borges, da Via Campesina, Ivo Vailatti, do Sindicato Construção Civil de Bento Gonçalves, Jorge Silva, do Sindicato dos Metalurgicos de Caxias do Sul, José Modelski Jr., da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação (CONTAC), Karen D’Ávila, do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (Sindibancários) , Luiz Augusto Ferreira, do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDSEPE/RS), Mara Weber, da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (FENAJUFE), Milton Brasil, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG/RS) e Valmor Guedes, da Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição e do ASERGHS e SINDSAÚDE – Sindicato dos Empregados em Hospitais e Casas de Saúde.
Nas falas da mesa foram destacadas, nas diferentes atividades profissionais, questões da saúde do trabalhador como as lesões por esforço repetitivo (LER) e as relacionadas à saúde mental, causadas, por exemplo, por ambiente insalubre e assédio moral. Na última fala da mesa, Gerson Borges, da Via Campesina, salientou que “Vivemos em uma sociedade em que o ser humano não é o centro, e o trabalhador doente é visto como uma necessidade. Precisamos refletir sobre o modelo de sociedade em que vivemos”.
O debate seguiu à tarde com a mesa temática “Desafios para efetivação da Política de Saude do Trabalhador e da Trabalhadora”, com Elizabeth Dias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Heleno Corrêa Filho, da Universidade de Campinas (UNICAMP) e Geoderci Souzam, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Finalizando as atividades do dia, foi realizada a mesa “Perspectivas da Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, com Claudio Augustin, do Conselho Estadual de Saúde do RS (CES/RS), Maria Juliana Correa, da Secretaria Municipal da Saúde, e Rogério Dorneles, do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador.