A Psicologia é uma ciência e profissão comprometida com as lutas e as transformações sociais do país, guiada pelo compromisso de um fazer científico, ético e político. É sob essas premissas que a profissão completa agora, em 27 de agosto de 2022, 60 anos de regulamentação no Brasil. Essa trajetória sempre foi marcada pela participação de profissionais, entidades e coletivos que contribuíram na construção de uma profissão que tem como marca o cuidado e a promoção da saúde e da dignidade humana, e é participante ativa nas políticas públicas.
Sua potência faz do Brasil o país com o maior número de psicólogas e psicólogos em todo o mundo: somos mais de 425 mil profissionais presentes em clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, na educação, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes, nas organizações, nas relações de trabalho e em todos os contextos em que o cuidado à saúde mental é um chamado. Somente aqui no estado, somos mais de 27 mil profissionais com registro ativo no Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.
Sabemos que ainda há muito a ser feito. Mas o olhar sobre os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil evidencia a formação de uma base sólida e que nos projeta para uma prática ancorada na luta política contra a violação dos direitos humanos, no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade e da integridade humana, princípios que norteiam o código de ética profissional de nossa categoria e que devem balizar nossa construção de futuro.
Neste 27 de agosto, a Psicologia segue reafirmando seu compromisso com a vida, em toda a sua pluralidade e diversidade. Vida longa à Psicologia!