Com o objetivo de discutir sobre o papel da Psicologia na luta pela equidade de gênero em uma sociedade patriarcal estruturada pelo sexismo, o CRPRS promove em Pelotas, na segunda-feira, 13/03, às 19h, o evento “8M: o que a Psicologia tem a ver com isso?”. A atividade, organizada pela Comissão Gestora da Subsede Sul do CRPRS, será realizada no auditório do Moinho Office, local em que será instalada a nova sala da Subsede Sul (Av. Dom Joaquim, 1515, portaria B, 7º andar), no bairro Três Vendas. O apoio é do 8M Pelotas, frente feminista antirracista e anticapitalista que reúne diversos coletivos, entidades e mulheres independentes em Pelotas.
Clique aqui para se inscrever
A programação inclui a Gira Poética do CRPRS, espaço de reflexão sobre racismo, e apresentações culturais.
Confira a programação completa:
19h: Performance Gira Poética
Negra Expressão – Marielda Barcellos Medeiros
Professora doutora, arte educadora, poetisa, utiliza o nome artístico de Mananegra. Ativista social e cultural, vencedora do 5º Prêmio Educar para a Igualdade Racial/CEERT/São Paulo/2010, Prêmio de Reconhecimento da Cultura Pelotense/Categoria Trajetória Cultural/2020. Membro do Coletivo Kilombo Literário FURG, AFROnteiras/UNIPAMPA, Coletivo Antirracista O Melhor de Cada Uma, Coletivo Mulheres Maravilhoas/ALB/RJ.
19h15: Saudações do CRPRS
- Míriam Cristiane Alves – CRP 07/24471
Conselheira presidenta do CRPRS, Professora do curso de Psicologia da UFPel e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.
- Maria Luiza Diello – CRP 07/08488
Mestre em Filosofia (UNIJUÍ/UFSM) e em Psicologia (UFSM); Especialista em Ciência Política (UNICRUZ). Psicóloga, pescadora, bolicheira, moinheira, cozinhadeira, conversadeira, inventadeira de histórias, plantadeira de sementes, espalhadora de rizomas e de (in)verdades, inventadeira, poeteira, escrevinhadeira e curiosa. Conselheira tesoureira e presidente da Comissão de Descentralização do CRPRS.
- Ayanna de Campos Bueno – CRP 07/29844
Yalorixá, mãe, Psicóloga formada pela Universidade Católica de Pelotas. Pós-graduanda em Sexualidade Humana. Conselheira e presidente da Comissão Gestora da Subsede Sul do CRPRS.
19h30: Performance Gira Poética
Negra Expressão - Marielda Barcellos Medeiros
19h45:8M: o que a Psicologia tem a ver com isso?
- Samantha Medeiros Ferreira – CRP 07/30137
Sapatão, especialista em Psicanálise e Relações de Gênero (Fortiori), técnica convidada no GT do Projeto de Extensão Clínica das Masculinidades (UFRGS). Conselheira presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS.
- Fernanda Pinto Miranda
Feminista, mãe, professora alfabetizadora da rede municipal de Pelotas, recém-graduada em Psicologia pela UFPel, vereadora pelo PSOL no município de Pelotas.
- Ìyá Sandrali de Campos Bueno – CRP 07/02719
Autoridade civilizatória da tradição de matriz africana e afrodiaspórica. Psicóloga, especialista em Criminologia, servidora pública. Ativista Social. Coordenadora do GT Mulheres de Axé do Núcleo RS da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO).
- Francine Amorim da Veiga – CRP 07/33933
Psicóloga. Atendimento com foco na Saúde Mental Da População LGBTI+ baseado na Teoria de Orientação Analítica. Pós Graduada em Gestão e Estratégia da Saúde e Família. Pós-graduada em Saúde Pública. Pós-graduada em LIBRAS. Pós-graduanda em Gestão de Saúde Pública. Militante na causa LGBTI+ e nas Causas Sociais. Mulher Transexual.
Mediação: Ayanna de Campos Bueno, CRP 07/29844
21h30: Performance Gira Poética
Negra Expressão - Marielda Barcellos Medeiros
21h45: Encerramento
Performance Odara
A ONG Odara - Centro de Ação Social, Cultural e Educacional em Pelotas/RS é um grupo que tem como objetivo a valorização da história e da cultura negra na cidade de Pelotas.
- Raquel Silveira Rita Dias
Neta de Dona Idaura, filha de Neiva. Fundadora e integrante da coordenação da ONG Odara - Centro de Ação Social, Cultural e Educacional em Pelotas/RS. Licenciada em Educação Física, Especialista e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Integrante do Movimento de Resistência UFPreta. Técnica em Assuntos Educacionais na UFPel. Integrante do grupo de pesquisa ỌMỌ KÉKÈRÉ – Primeira Infância de Terreiro da UFPel/UFRGS.
- Priscila Couto dos Santos
Mulher preta, mãe solo, formada em Gestão Comercial. Um corpo dançante desde meus 13 anos. Integrante da coordenação e do corpo de bailarinos da ONG Odara. Participante do Projeto LADAIA Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas - Centro de Artes-UFPel), futura universitária do curso de Dança Licenciatura de Pelotas. Integrante da Cia de dança Afro Daniel Amaro Co Fundadora da Anoz Conceitual.
- Maritza Flores Ferreira Freitas
Mulher preta, mãe, avó, integrante da coordenação do Centro Odara. Professora aposentada da rede pública. Exercício do Magistério por 37 anos atuando na Educação Básica, Formação de Professores e Ensino Superior. Professora de Dança afro, fundadora e pertencente à Coordenação do ODARA- Centro de Ação Social, Cultural e Educacional. Foi idealizadora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Colégio Municipal Pelotense. Especialista em PROEJA/UFPel-IFSul.