A psicóloga Silvia Giugliani, coordenadora do Conselho Municipal da Saúde de Porto Alegre e assessora técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP, participou nesta semana, em 28 de maio, da mesa redonda “A Saúde e O Envelhecimento nas Cidades”.
A atividade teve como objetivo principal promover a discussão do envelhecimento nas cidades, vantagens e desvantagens em relação à saúde e às possibilidades de "adição de qualidade aos anos de vida" nos diferentes contextos sociais.
O ano de 2012 foi dedicado pela Organização Mundial da Saúde ao tema Envelhecimento e Saúde. Para a OMS planejar as cidades como um ambiente amigável aos idosos, de forma a promover a saúde e a autonomia que contribuem para a manutenção da qualidade das relações sociais, vai além de assegurar direitos humanos, é um requisito também para a sustentabilidade do modo de vida que conhecemos.
Além de Silvia Giugliani, também compuseram a mesa a psicóloga, coordenadora da universidade da terceira idade (UNITI) do Instituto de Psicologia da UFRGS, Odair Pergugini de Castro; o médico cardiologista e especialista em saúde pública, Aloyzio Achutti; o arquiteto especialista em urbanismo, Newton Burmeister. A atividade foi promovida pelo Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, pela Universidade da Terceira Idade (UNITI-UFRGS), Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre e UBS HCPA/Santa Cecília.