O espetáculo Extravagância, apresentado pelo grupo italiano de loucos-atores, emocionou centenas de espectadores no último sábado (18).
Baixar o arquivo completo
Versão folheável
Centenas de pessoas prestigiaram neste sábado (18) o espetáculo [b]Extravagância[/b], promovido pelo grupo teatral italiano Accademia della Follia. A vinda da companhia a Porto Alegre (RS), com apresentação de duas sessões no Teatro da AMRIGS, foi possibilitada pelo apoio do Conselho Federal de Psicologia, Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual da Saúde.
Agradecendo a presença dos espectadores, a Conselheira Presidente do CRPRS, Vera Lúcia Pasini, lembrou dos esforços para trazer a companhia ao Brasil. “Esta é uma noite de sonho. Um sonho que foi construído desde o ano passado, quando soubemos da existência da Accademia della Follia e trabalhamos para que eles pudessem estar aqui em Porto Alegre. Com o apoio do Conselho Federal de Psicologia e a Secretaria Estadual da Saúde, pudemos realizar hoje o sonho deste belo espetáculo”, afirmou.
A diretora do Departamento de Ações em Saúde, Sandra Fagundes, elogiou a proposta da companhia, baseada na combinação entre loucura e arte: “A Accademia della Follia mostra que é possível construir um outro mundo onde caibam as diferenças, com espaço para uma estética produzida pela liberdade”.
O espetáculo em português teve a orientação do mestre Claudio Misculin, que esteve ligado a Franco Basaglia durante o período de desinstitucionalização dos manicômios da Itália. A companhia, que já fez apresentações em Brasília (DF) e São Leopoldo (RS), segue sua turnê nas cidades de Aracajú (SE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Ouro Preto (MG).
O espetáculo Extravagância, apresentado pelo grupo italiano de loucos-atores, emocionou centenas de espectadores no último sábado (18).