Estudantes de Psicologia da Unisinos, Uniritter e Ulba participaram na manhã de segunda-feira (28/08) de mais uma edição do “Visita ao CRPRS”. O projeto tem como objetivo apresentar a psicólogas/os e estudantes de Psicologia a estrutura do CRPRS e do Sistema Conselhos, suas instâncias deliberativas, comissões e grupos de trabalho, instalações, áreas e setores. A próxima edição do Visita ao CRPRS acontecerá no dia 28 de setembro. Para participar, é preciso realizar inscrição em www.crprs.org.br/visitaaocrp.
Os acadêmicos receberam o Caderno de Perguntas e Respostas, com orientações sobre as dúvidas mais frequentes em relação ao exercício profissional, e as duas últimas edições da revista Entrelinhas, do CRPRS. No encontro, a relações-públicas Nádia Miola apresentou o organograma de organização do Sistema Conselhos de Psicologia e as normas de regulamentação técnica e profissional.
A conselheira Luciara Itaqui, coordenadora da Comissão de Psicoterapia, salientou que o CRPRS não trabalha com linhas teóricas de atuação profissional, mas apenas no sentido de zelar pela qualidade do atendimento – independentemente da área de atuação da/o profissional. “A opção de abordagem teórica é uma escolha da/o profissional. Nesse sentido, procuramos apenas garantir que tanto usuários quanto fornecedores dos serviços de psicologia estejam atuando dentro dos marcos legais”, salientou.
Luciara também destacou o trabalho de descentralização que vem sendo feito pela atual gestão do CRPRS e alertou para as modalidades de psicoterapia não autorizadas pelo Conselho Federal de Psicologia. “Não existe lista de práticas alternativas não reconhecidas, apenas das autorizadas”, disse.
A psicóloga fiscal Lúcia Cogo salientou aspectos do Código de Ética da categoria e lembrou que a relação psicóloga/o e paciente é preservada por sigilo, cabendo à/o profissional se responsabilizar por todo o histórico de atendimento no caso de decisões judiciais. “Os casos de quebra de confidencialidade devem observar a noção de menor prejuízo, especialmente quando há vidas em jogo”, afirmou.
Responsável pelo Setor de Cadastro, a funcionária Renata Severgnini lembrou às/os estudantes sobre a possibilidade de registro provisório, quando a/o aluna/o não recebe o diploma na hora da colação de grau, e sobre as obrigações legais dos profissionais registrados. “O registro pode ser feito a qualquer tempo depois da colação de grau. Então, é importante observar as obrigações financeiras antes de obter o número CRPRS”, explicou.
Confira a agenda do Visita ao CRPRS neste semestre:
• 28/09, quinta-feira, das 14h às 16h
• 25/10, quarta-feira, das 19h às 21h
Mais informações em crprs.org.br/visitaaocrp.