Com o apoio do CFP, CRPRS e SES, os loucos-atores do grupo italiano apresentam o espetáculo “Extravagância” no Teatro da AMRIGS.
Baixar o arquivo completo
Versão folheável
Técnica e loucura reunidas em prol da arte. Com esta combinação, o grupo de teatro italiano Accademia della Follia apresenta o espetáculo [b]Extravagância[/b] em oito cidades brasileiras durante o mês de junho. A apresentação na capital gaúcha ocorrerá em 18 de junho, no Teatro da AMRIGS (Avenida Ipiranga, 5.311), às 17h e às 20h. As inscrições são gratuitas e já estão encerradas.
Formado por usuários do Hospital Psiquiátrico de Trieste, da Itália, o grupo aborda neste espetáculo o tema das relações humanas com e entre pacientes psiquiátricos e promove um debate com artistas, operadores e usuários de saúde mental. O espetáculo em português é guiado pelo mestre Claudio Misculin, que esteve ligado a Franco Basaglia durante o período de desinstitucionalização dos manicômios da Itália.
Na peça, cinco pacientes com problemas mentais, internados em um manicômio, vivem as conseqüências do fechamento do hospital. No retorno para suas famílias, encontram um ambiente totalmente diverso do que esperavam: frio, sem afeto, sem interesse e compreensão. Na realidade, eles não são desejados e foram até substituídos. Assim, os usuários voltam para o hospital, onde decidem viver de um jeito próprio: sem médicos, sem eletrochoque, sem chaves e ferrolhos, em uma comunidade aberta, com novas regras estabelecidas por eles mesmos.
A vinda da Accademia della Follia a Porto Alegre é uma promoção do Conselho Federal de Psicologia, Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.