Na última quinta-feira, 16/07, o CRPRS – Polo Passo Fundo promoveu, no formato online, a conferência intitulada “Além da patologização: acolhimento e cuidado multidisciplinar para pessoas LGBTQIAP+”. O evento foi mediado pela psicóloga Micheline Pascke e contou com a participação dos profissionais da assistente social Talissa Tondo, da psicóloga Bianca Santos (CRP - 07/41922) e do psicólogo Héder Bello (CRP - 05/51594).
O objetivo da conferência foi debater o combate aos estigmas relacionados ao acolhimento da comunidade LGBTQIAP+. Talissa Tondo destacou a importância do SUS como uma ferramenta de acolhimento acessível, pública e gratuita, ressaltando ainda a necessidade dos profissionais da saúde de estarem constantemente atualizados para oferecer um atendimento mais qualificado e sensível às demandas dessa população.
Héder Bello enfatizou como atitudes preconceituosas por parte de profissionais — veladas ou explícitas — podem agravar o sofrimento psíquico de pessoas LGBTQIAP+, especialmente quando há tentativas de "corrigir" sua orientação sexual ou identidade de gênero.
A psicóloga Bianca Santos compartilhou sua vivência como mulher queer, abordando os desafios enfrentados em sua trajetória pessoal e profissional, e contribuindo com reflexões importantes sobre pertencimento e representatividade.
Após as falas dos convidados, o debate foi aberto ao público, momento em que novas questões foram levantadas e discutidas. Durante a conversa, refletiu-se sobre temas como invisibilidade, ética, direitos humanos e a importância da desconstrução de práticas na Psicologia, visando uma abordagem mais humanizada e precisa da saúde mental.
A mediadora, Micheline ressalta que os eventos promovidos pelo Polo de Passo Fundo, tem se proposto a ser um espaço de fomento e construção do conhecimento, pautados na ética, nos direitos humanos na ciência, profissão e na interdisciplinariedade. Abordando temas importantes, sensíveis e pertinentes à prática da Psicologia nos mais diversos âmbitos. E enfatiza que o debate foi um momento de experimentação por todas as pessoas, profissionais da Psicologia e estudantes, que participaram para atividade.
Além dos/as/es convidados/as/es, também esteve presente a Conselheira Secretária do CRPRS, Eliana Sadi Bortolon que enfatizou a importância da participação efetiva de psicólogos/as/es nas políticas públicas e parabenizou as falas dos convidados/as/es, reforçando a importância de cada um dos posicionamentos e da ação do Polo Passo Fundo de promover eventos temáticos de maneira mensal, fazendo disso um serviço de grande relevância para a áreada Psicologia.
A conferência foi gravada e está disponível na íntegra no canal do CRPRS no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=TeH2LkloAd4