Já está disponível na Área de Transparência do site relatório de atendimentos realizados pela Área Técnica do CRPRS em 2015.
No ano de 2015, foram prestadas 4.423 orientações técnicas aos/às psicólogos/as através do atendimento por e-mail, telefone ou presencial. De acordo com o relatório, os temas de orientação mais frequentes foram avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação profissional (11,80%), emissão, guarda e encaminhamento de documentos (10,71%), título de especialista (8,26%), mercado de trabalho (5,55%) e psicoterapia (5,12%).
Dentre os/as psicólogos/as que buscaram orientação técnica junto ao CRPRS, 35,59% atuam na área clínica, 7,53% na área da psicologia organizacional e do trabalho e 4,58% nas políticas públicas.
Porto Alegre (29,81%), Caxias do Sul (2,75%) e Canoas (2,29%) figuraram como os municípios com maior número de demandas de orientação à Área Técnica do CRPRS em 2015, em escores brutos. No entanto, foram registradas orientações a psicólogos/as de mais de 190 municípios, não apenas do Rio Grande do Sul, mas também de outros estados do Brasil.
Além das orientações prestadas aos/às psicólogos/as (83,61%), também foram atendidos pacientes/usuários de serviços de psicologia (3,61%), estudantes de graduação (2,44%), profissionais de outras áreas de formação (1,94%) e empresas (0,46%), cumprindo o dever da autarquia de esclarecer a sociedade sobre o exercício profissional da psicologia.
O levantamento das orientações e fiscalizações realizadas pela Área Técnica do CRPRS é fundamental para conhecer o perfil dos/as psicólogos/as do Rio Grande do Sul, compreender quais são e como se desdobram as dificuldades e os desafios enfrentados por eles/elas no exercício profissional e elaborar, a partir disso, projetos que atendam aos anseios e às necessidades da categoria.
Clique aqui e acesse relatório na íntegra para conhecer o trabalho desenvolvido pela Área Técnica do CRPRS.
Confira as formas de contato com a Área Técnica
- Pelo e-mail orientec@crprs.org.br
- Pelo telefone (51) 3334-6799 ou 0800.001.0707
- Presencialmente, na sede do CRPRS em Porto Alegre, nos seguintes horários:
Segundas-feiras: das 9h às 10h e das 14h às 17h
Terças e quintas-feiras: das 9h às 17h
Quartas e Sextas-feiras: das 9h às 12h
- Plantões de atendimento nas subsedes, conforme agenda divulgada pelo site.