Está disponível na Área de Transparência do site relatório de atendimentos realizados pela Área Técnica do CRPRS em 2016.
No ano de 2016, foram prestadas 3.070 orientações técnicas às/aos psicólogas/os por meio dos atendimentos por telefone e presenciais. Foram 2.895 atendimentos telefônicos e 175 atendimentos presenciais. Além disso, foram encainhadas 1.305 orientações por e-mail, totalizando 4.375 orientações.
De acordo com o levantamento produzido pela Área Técnica, o tema de orientação mais frequente foi relacionado à avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação profissional (8,76%). Em segundo lugar, com o mesmo percentual cada (7,32%), estão as dúvidas relacionadas à emissão, guarda e encaminhamento de documentos, título de especialista e inscrição de pessoa jurídica.
Dentre as/os psicólogas/os que buscaram orientação técnica junto ao CRPRS, 31,65% das dúvidas estavam relacionadas ao seu fazer na área clínica. A área de políticas públicas soma 5,83% (incluídas às demandas das políticas públicas em geral, mais aquelas específicas da assistência social). Ainda, 4,85% eram dúvidas relacionadas à psicologia organizacional e do trabalho.
Foram registradas orientações a psicólogas/os de 230 municípios, uma ampliação de 40 municípios, frente aos atendidos no ano anterior. Importante salientar que algumas demandas são provenientes de outros estados.
A grande maioria das orientações foram prestadas a psicólogas/os (81,93%). Também foram orientados pacientes/usuários de serviços de psicologia (3,91%), representantes de empresas (3,26%) e estudantes de graduação (1,89%), cumprindo o dever da autarquia de esclarecer a sociedade sobre o exercício profissional da psicologia.
Dentre as subregiões que mais demandaram orientações ao Conselho, estão a região Metropolitana (64%) e a Serra (19,66%). Além dessas, a região Centro-Oeste contou com 9,86% das orientações e a região Sul com 4,92%.
Na região Metropolitana, o principal tema das orientações foi sobre o título de especialista, seguido de demandas referentes à inscrição de pessoa jurídica e emissão, guarda e encaminhamento de documentos. Já nas demais regiões, a maioria das demandas foram relativas à avaliação psicológica. Outros temas recorrentes nas demais regiões foram a emissão, guarda e encaminhamento de documentos, a atuação profissional e as relações do profissional com o judiciário.
Em 2016 a Área Técnica do CRPRS também realizou 57 fiscalizações, verificou 397 pedidos de cancelamentos de pessoa física e analisou 48 pedidos de cadastramento de sites para prestação de atendimentos online.
Como fazer contato com a Área Técnica do CRPRS?
A Área Técnica do CRPRS é composta por psicólogas/os fiscais e está à disposição da categoria e da sociedade para orientação das seguintes formas:
- Pelo e-mail orientec@crprs.org.br
- Pelos telefones (51) 3334.6799 e 0800.001.0707
- Pessoalmente, na sede do CRPRS, em Porto Alegre, nos seguintes horários:
Segunda-feira: das 9h às 10h e das 14h às 17h
Terça-feira: das 9h às 17h
Quarta-feira: das 9h às 12h
Quinta-feira: das 9h às 17h
Sexta-feira: das 9h às 12h
Periodicamente, são realizados plantões na subsedes, com a presença de um/a psicólogo/a fiscal para orientação no local. Mantenha atualizado seu cadastro (atualize aqui) para ser informado por e-mail da agenda de plantões.